Inovação

Como cientistas criaram por acidente uma bateria que dura a vida toda

por: Redação Hypeness

Todo mundo já ouviu falar que é possível criar lâmpadas que duram dezenas de anos, mas que elas não são feitas porque a indústria depende das que estragam para seguir vendendo. E não é que cientistas da Universidade da Califórnia descobriram um jeito de fazer baterias que podem durar 400 vezes mais que as atuais?

A maioria das baterias que utilizamos em nossos celulares, notebooks e demais produtos é composta de lítio líquido. O problema é que elas são altamente inflamáveis, sensíveis a mudanças de temperatura e não costumam durar mais que dois anos sem apresentar problemas.

iPhone-low-battery-ftr

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia estavam procurando uma alternativa ao lítio. O material do estudo são nanocabos de ouro, milhares de vezes mais finos que fios de cabelo e altamente condutores. O lado ruim é que eles são frágeis e não duram muitas recargas (ou ciclos, na linguagem científica).

Mya Le Thai faz parte da equipe e um dia decidiu usar gel para cobrir os filamentos. Com isso, os nanocabos passaram a suportar milhares de ciclos, sem se romper nem perder capacidade de armazenamento. De uma média de 5 a 7 mil ciclos, eles passaram a durar 200 mil!

Foto © Steve Zylius/UCI Foto © Steve Zylius/UCI

Os testes foram realizados por três meses antes de os resultados serem divulgados. Mas calma: os filamentos de ouro são muito caros, e dificilmente seria possível produzi-los em larga escala. O desafio dos cientistas agora é encontrar um material que possa substituí-lo com eficiência. Os testes com nanocabos de níquel já começaram, e mais novidades podem vir por aí.

cl-pal_batt