Sustentabilidade

Como o Greenpeace está lutando contra a maior empresa de atum do mundo

por: Redação Hypeness

Uma das mais consumidas e desejadas iguarias do mundo, o atum é um peixe valioso não só para a alimentação humana, mas principalmente para o equilíbrio do ecossistema marinho. O consumo desenfreado, a demanda em constante ascensão e as práticas destrutivas de pesca estão ameaçando o atum e diversas outras formas de vidas ao seu redor.

ATUM1

São muitas as espécies de atum ameaçadas, correndo o risco de em pouco tempo enfrentarem a extinção. Como se não bastasse, os métodos de pesca do atum matam até sete vezes mais outras espécies de peixe do que métodos convencionais e em menor escala.

ATUM5

Utilizando redes gigantes e enormes dispositivos flutuantes, a pesca do atum atrai toneladas de outros peixes, que costumeiramente são devolvidos ao mar feridos ou mesmo mortos.

ATUM4

A principal responsável por essa matança é a empresa Thai Union, produtora de mais de um quinto do atum consumido no mundo. Grande parte de seus produtos partes dessas pescas devastadoras e antiéticas, contribuindo para a morte de tubarões, pássaros, tartarugas e toda sorte de animais pertencentes a tal ecossistema.

ATUM3

Apesar do estado calamitoso desse mercado e do super poder de influência de uma empresa como a Thai Union, há uma esperança: os ativistas do Greenpeace começaram uma campanha para ranquear e apontar empresas que se coloquem contra a utilização e venda de atuns pescados em tais padrões.

O ranking criado pelo Greenpeace de empresas americanas que mais cuidam dos métodos de pesca de atum O ranking criado pelo Greenpeace de empresas americanas que mais cuidam dos métodos de pesca de atum – das mais ecológicas (verde) às mais devastadoras (vermelho)

A ideia é que empresas como Walmart usem seu poder de compra para pressionarem empresas a mudarem seus hábitos de pesca. E, para começar, nenhum alvo pode ser melhor do que a maior fabricante de atum enlatado do mundo.

Walmart, o que você está fazendo para evitar a pesca antiética de atuns? Walmart, o que você está fazendo para evitar a pesca antiética de atuns?

A Yellow Fin Tuna

© fotos: divulgação/Greenpeace

Recentemente o Hypeness mostrou a família que recebeu um lindo agradecimento de uma baleia, após salva-la de uma rede de pesca. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
 Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis