Sustentabilidade

Crianças que não convivem com a natureza não sentem a necessidade de protegê-la, diz ambientalista

por: Beatriz Lorente

Se as crianças e adolescentes perdem o contato com a natureza, quando adultos eles não se interessam em proteger o meio ambiente. Para explicar, vamos recorrer a uma frase que é velha conhecida quando o assunto são os relacionamentos amorosos: “O que os olhos não veem, o coração não sente”.

Ao permanecerem distantes da natureza, as crianças diminuem a sensibilidade para a questão da preservação. Esta é a conclusão do professor e ambientalista, George Monbiot, em artigo publicado no jornal britânico The Guardian.

Segundo o autor, para entender a importância da causa verde é preciso ter um sentimento pelo mundo natural e sua função, algo que começa a ser desenvolvido durante as experiências da infância.

A preocupação do ambientalista é baseada na constatação de que as crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo dentro de suas casas. Entre os motivos, estão a falta de segurança nas ruas, violência e trânsito, além do aumento do uso dos smartphones, computadores e televisão.

criancas-internet628-

Se por um lado, os pais acreditam estar protegendo seus filhos dentro de seus lares, por outro, a natureza fica de lado. Ao invés de formar novos líderes para defender o meio ambiente, estamos criando pessoas que se preocupam cada vez menos com ele.

Além do descaso, a ausência de contato com o “ar livre” pode levar a uma série de problemas de saúde relacionados a falta de atividades físicas, entre elas, doenças como diabetes, obesidade, raquitismo e declínio das habilidades cardio-respiratórias.

Outro bom motivo para deixar as crianças mais tempo fora de casa: o hábito de brincar no mundo natural é mais efetivo para ampliação da criatividade e linguística das crianças, do que força-las a estudar. Monbiot cita que estudos em muitos países mostram que as crianças são mais criativas em lugares com predominância do “verde”.

Todas as imagens: Divulgação

Publicidade


Beatriz Lorente

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Biólogo descreve a Amazônia em chamas: ‘Animais carbonizados e silêncio no lugar do verde’