Inspiração

“Delivery Reverso”: ONG brasileira cria projeto que permite que você doe alimentos sem sair de casa

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A quantidade de comida desperdiçada em todo o mundo é assustadora. Segundo um estudo divulgado em 2013, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano. É como se jogássemos no lixo algo em torno de 750 bilhões de dólares.

Se pensarmos nos recursos naturais, os alimentos descartados consumiram cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocuparam cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra para serem produzidos e, segundo o mesmo estudo, correspondem a emissão de 3,3 bilhões de toneladas de ‎CO2 por ano. Se esses alimentos descartados fossem um país, ele seria o terceiro maior emissor do mundo.

Isso sem falar na quantidade de pessoas que daria para alimentar com tudo isso. Estima-se que 805 milhões de pessoas, o equivalente a 1 em cada 9, passem fome em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.

Foi com base em dados como esses que a ONG Banco de Alimentos, em parceria com a agência Grey, criou o Delivery Reverso, uma iniciativa muito legal que visa arrecadar alimentos para pessoas que precisam.

img-01-full

De acordo com Luciana Quintão, presidente da ONG, o objetivo da campanha é criar uma rede de solidariedade, que funcionará da seguinte maneira: quando o cliente fizer um pedido em um dos restaurantes participantes, ele será consultado sobre o interesse em doar algum alimento para a ONG. Isso sem nem precisar sair de casa, pois o mesmo motoboy que levará o seu almoço ou jantar fará a coleta, cabendo a ONG providenciar a distribuição destas doações para entidades beneficentes.

img-04-full

img-09-full

Segundo Rodrigo Jatene, da agência Grey, “apesar de o brasileiro estar disposto a doar alimentos para quem precisa, a falta de tempo e a famosa preguicinha acabam fazendo com que boa parte das doações não se concretizem.

Assim, a iniciativa do projeto se torna uma forma simples de doar comida, usando a logística reversa para transformar clientes de deliverys em doadores de alimentos. Dá uma olhada no vídeo de apresentação:

Reverse Delivery from Reverse Delivery on Vimeo

delivery-reverso

A tradicional pizzaria Veridiana, em São Paulo, foi a primeira a aderir à iniciativa, mas qualquer estabelecimento que oferece o serviço de delivery e tiver interesse em colaborar, pode se cadastrar no site da campanha.

Os 25 primeiros restaurantes que se cadastrarem receberão, além de treinamento, uma mochila especialmente desenvolvida para facilitar o transporte dos alimentos, de forma que os entregadores coletem as doações e as levem de volta para o restaurante sem interferir no espaço destinado às entregas dos clientes.

Captura de Tela 2016-05-05 às 23.32.03

Todas as imagens © Reverse Delivery 

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
World Gin Day celebra a bebida que é a nova queridinha nacional