Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A quantidade de comida desperdiçada em todo o mundo é assustadora. Segundo um estudo divulgado em 2013, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano. É como se jogássemos no lixo algo em torno de 750 bilhões de dólares.
Se pensarmos nos recursos naturais, os alimentos descartados consumiram cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocuparam cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra para serem produzidos e, segundo o mesmo estudo, correspondem a emissão de 3,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Se esses alimentos descartados fossem um país, ele seria o terceiro maior emissor do mundo.
Isso sem falar na quantidade de pessoas que daria para alimentar com tudo isso. Estima-se que 805 milhões de pessoas, o equivalente a 1 em cada 9, passem fome em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.
Foi com base em dados como esses que a ONG Banco de Alimentos, em parceria com a agência Grey, criou o Delivery Reverso, uma iniciativa muito legal que visa arrecadar alimentos para pessoas que precisam.
De acordo com Luciana Quintão, presidente da ONG, o objetivo da campanha é criar uma rede de solidariedade, que funcionará da seguinte maneira: quando o cliente fizer um pedido em um dos restaurantes participantes, ele será consultado sobre o interesse em doar algum alimento para a ONG. Isso sem nem precisar sair de casa, pois o mesmo motoboy que levará o seu almoço ou jantar fará a coleta, cabendo a ONG providenciar a distribuição destas doações para entidades beneficentes.
Segundo Rodrigo Jatene, da agência Grey, “apesar de o brasileiro estar disposto a doar alimentos para quem precisa, a falta de tempo e a famosa preguicinha acabam fazendo com que boa parte das doações não se concretizem“.
Assim, a iniciativa do projeto se torna uma forma simples de doar comida, usando a logística reversa para transformar clientes de deliverys em doadores de alimentos. Dá uma olhada no vídeo de apresentação:
Reverse Delivery from Reverse Delivery on Vimeo
A tradicional pizzaria Veridiana, em São Paulo, foi a primeira a aderir à iniciativa, mas qualquer estabelecimento que oferece o serviço de delivery e tiver interesse em colaborar, pode se cadastrar no site da campanha.
Os 25 primeiros restaurantes que se cadastrarem receberão, além de treinamento, uma mochila especialmente desenvolvida para facilitar o transporte dos alimentos, de forma que os entregadores coletem as doações e as levem de volta para o restaurante sem interferir no espaço destinado às entregas dos clientes.
Todas as imagens © Reverse Delivery
Publicidade
O ex-'BBB' Rodrigo Mussi fez sua primeira aparição pública depois do trágico acidente que sofreu em 31 de março...
Enquanto estamos em quarentena, é fundamental manter a cabeça saudável mas também o corpo – e não somente...
Em 2010, numa parte do terreno onde ficava instalado o presídio do Carandiru, em na capital paulista, foi inaugurada a...
Em 2006, Denise Thomé perdeu seu marido no avião da Gol derrubado pelo jato Legacy no estado do Mato Grosso. A...
Não é a primeira vez que isso acontece... O experimento de sair pelas ruas e gravar a reação dos neandertais que...
A vaquinha de uma jovem selecionada pelo Bolshoi deu mais que certo. Os esforços da família de Lígia, de 9 anos,...
O Dia dos Namorados foi a data escolhida por Nanda Costa, uma das protagonistas da novela Segundo Sol, para tornar...
Sabe aquela história de não se sentir bem com a carreira que parece ser seu destino profissional? Uma filhote de...
O combate à Covid-19 tem sido visto em muitas empresas do meio corporativo. Entre elas, está o Grupo RB, nome...