Não é a primeira vez que isso acontece… O experimento de sair pelas ruas e gravar a reação dos neandertais que assobiam, gritam e não se controlam ao ver uma mulher passar já foi feito em vários lugares, como Nova York e Brasilzão. Mas dessa vez o que diferençou a experiência das outras foi a sororidade: união e aliança entre elas em busca de alcançar objetivos em comum: tipo o respeito.
Um grupo mexicano de jovens chamado Morras resolveu fazer uma releitura do experimento do fiu-fiu com um toque a mais de empoderamento. Cada vez que um babaca mexia com elas, elas respondiam perguntando “o que foi que você falou mesmo?”.
Vale a pena ver:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qIk5fWw0Xps”]

Muitos ficaram sem graças e pediram desculpas. Isso porque ninguém espera que elas vão responder. E se você nunca fez isso na rua, dica: faça e se sinta a musa do universo! Muitos até ignoram e só falta procurarem um lugar para esconder o rosto. E eles precisam mesmo sentir vergonha do que fazem.
É chocante logo quando começa o vídeo e você se espanta com o zoológico que vira a rua ao ver duas meninas passarem. Além disso, entre os assédios está um policial e um doente mental que seguiu as meninas e se masturbou próximo a elas.

E teve assédio até na hora de fazer a pose empoderada para o Face:
Mas a lição mais importante que fica aqui é irmandade. Sabemos que é difícil reagir assim à luz do dia perante um comportamento machista já tão enraizado na nossa sociedade. Mas isso não é motivo para deixarmos isso passar. Porque juntas sempre seremos mais fortes!
Então da próxima vez que isso acontecer com alguma mulher do seu lado, por que não juntar-se a ela e combater juntas esse comportamento machista? Se organizar direito, todo mundo empodera! 😉









Todas as imagens: Reprodução YouTube