Inovação

Esta brasileira está entre os cientistas que conseguiram desenvolver anticorpos para o HIV

por: Redação Hypeness

A autoestima do brasileiro não anda lá essas coisas. É 7 a 1 (o de 2014 e o de todos os dias), é corrupção, é crise econômica, é briga política entre o sujo e o mal lavado… Mas é bom lembrar que temos gente boa em várias áreas trabalhando por um mundo melhor.

A cientista Marina Caskey nasceu em Aracaju e se formou na Universidade Federal de Sergipe. Ela mora nos Estados Unidos e faz parte de um grupo de pesquisadores que procura uma forma de neutralizar a ação do vírus HIV.

O grande desafio é que o HIV se transforma continuamente, arruinando os esforços do corpo que cria anticorpos para atacá-lo. Os cientistas conseguiram isolar e clonar um anticorpo, chamado 3BNC117, que é capaz de atacar o vírus com força, e em mais de 80 de suas variações.

1 Imagem: Rede Globo

Os resultados são promissores: os portadores de HIV que participaram dos testes tiveram a quantidade do vírus no corpo reduzida em até 99%. Mas, como o corpo não produz o 3BNC117, o vírus acaba voltando a se reproduzir. Os pesquisadores também testaram em pessoas que não são soropositivas para garantir que não haveria reações prejudiciais ao anticorpo.

O estudo segue em desenvolvimento, na esperança de que o 3BNC117 possa chegar a eliminar o HIV das pessoas infectadas. Quem sabe um dia nossos cientistas não precisem sair do país para explorar todo seu potencial…

3 Imagem: Rede Globo

2 Imagem: Rede Globo

Global HIV Vaccine Enterprise Imagem: Global HIV Vaccine Enterprise

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Drake entra no mercado de maconha e adquire 60% de marca que produzirá cannabis