Inspiração

FIFA pune federações de futebol por comportamento homofóbico das torcidas

por: Redação Hypeness

A FIFA é uma das instituições mais corruptas nocivas do mundo, isso já não é segredo para ninguém, mas devemos admitir que, nesse caso, ela acertou no ângulo. Se a torcida é o 12º jogador de um time ou de uma seleção, é natural que a federação seja punida caso a torcida cometa uma irregularidade digna de cartão. A decisão dessa sexta-feira foi de punir diversas federações nacionais por cantos homofóbicos por parte das torcidas foi aplaudida por entidades ligadas à luta pelos direitos humanos.

FIFA3

As punição se deu dentro do âmbito das eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, em 2018, e foram corretamente aplaudidas por entidades de direitos humanos e pela sociedade civil. Chile, Paraguai, Peru, México, El Salvador, Honduras e Croácia terão de pagar multas e, em alguns casos, perderão o mando de partidas e não poderão as disputar em casa.

FIFA5

A Federação Croata, por exemplo, terá de pagar 150 mil dólares, e jogará contra Finlândia e Turquia sem torcida. Além da homofobia, cantos racistas e discriminatórios foram considerados dignos de punição.

FIFA8

Se antes esse tipo de comportamento por parte das torcidas era bizarramente considerado “natural” – num contundente exemplo de como muitas vezes fazemos a manutenção do horror e do pior comportamento humano, ainda mais vindo de uma instituição atolada em corrupções de todo tipo – essa pequena mudança aponta alguma esperança sobre o mundo que queremos construir e até mesmo para o futuro do futebol como um todo.

Torcedores em atitude racista, considerada "natural" pela gestão anterior da FIFA Torcedores em atitude racista, considerada “natural” pela gestão anterior da FIFA

Pela próxima Copa ser disputada na Rússia, país com nefasto histórico recente de perseguição aos homossexuais, o gesto da FIFA ganha importância ainda maior.

Torcida cria mosaico contra homofobia Torcida cria mosaico contra a homofobia

Relativizar a homofobia é algo que deve ficar restrito a um passado cada vez mais distante, sob um retumbante cartão vermelho contra um qualquer tipo de discriminação.

FIFA1

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ninguém é ‘normal’; animação estimula auto aceitação entre crianças