Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A FIFA é uma das instituições mais corruptas nocivas do mundo, isso já não é segredo para ninguém, mas devemos admitir que, nesse caso, ela acertou no ângulo. Se a torcida é o 12º jogador de um time ou de uma seleção, é natural que a federação seja punida caso a torcida cometa uma irregularidade digna de cartão. A decisão dessa sexta-feira foi de punir diversas federações nacionais por cantos homofóbicos por parte das torcidas foi aplaudida por entidades ligadas à luta pelos direitos humanos.
As punição se deu dentro do âmbito das eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, em 2018, e foram corretamente aplaudidas por entidades de direitos humanos e pela sociedade civil. Chile, Paraguai, Peru, México, El Salvador, Honduras e Croácia terão de pagar multas e, em alguns casos, perderão o mando de partidas e não poderão as disputar em casa.
A Federação Croata, por exemplo, terá de pagar 150 mil dólares, e jogará contra Finlândia e Turquia sem torcida. Além da homofobia, cantos racistas e discriminatórios foram considerados dignos de punição.
Se antes esse tipo de comportamento por parte das torcidas era bizarramente considerado “natural” – num contundente exemplo de como muitas vezes fazemos a manutenção do horror e do pior comportamento humano, ainda mais vindo de uma instituição atolada em corrupções de todo tipo – essa pequena mudança aponta alguma esperança sobre o mundo que queremos construir e até mesmo para o futuro do futebol como um todo.
Torcedores em atitude racista, considerada “natural” pela gestão anterior da FIFA
Pela próxima Copa ser disputada na Rússia, país com nefasto histórico recente de perseguição aos homossexuais, o gesto da FIFA ganha importância ainda maior.
Torcida cria mosaico contra a homofobia
Relativizar a homofobia é algo que deve ficar restrito a um passado cada vez mais distante, sob um retumbante cartão vermelho contra um qualquer tipo de discriminação.
© fotos: divulgação
Publicidade
Amy Hildebrand nasceu parcialmente cega por causa do albinismo. Ela conseguia somente enxergar algumas cores e formas,...
Passar as férias em uma praia paradisíaca do Caribe é uma oportunidade incrível, não é mesmo? Agora, imagine...
O ano mal começou e a nossa lista de filmes e séries para assistir não para de crescer! Pensando nisso, fizemos uma...
Os encantadores de cães ganharam fama após o estouro midiático de suas mágicas relacionadas ao comportamento...
Precisaríamos recorrer à psicanálise para explicar os motivos pelos quais tudo que é mais natural e humano costuma...
Mais do que árdua, a tarefa a que se propôs o arquiteto canadense Siamak Hariri era quase abstrata, tamanha a...
Yoko Ono é uma daquelas artistas que está sempre surpreendendo. Mesmo já tendo passado dos 80 anos, ela continua com...
Se você ama cachorro, com certeza já passou pela experiência de ver uma ninhada de filhotes na internet e pensar em...
No ano passado, noticiamos aqui no Hypeness a história de Hamila Cissé, uma jovem malinesa de 26 anos que deu à luz...