Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Entre tudo que se ouve falar sobre a Síria e os refugiados provenientes do país, raramente a homofobia é uma das pautas. Apesar disso, o problema é bastante grave no território, onde membros do Estado Islâmico atiram homens acusados de serem gays do alto de edifícios para uma multidão assistir. Se sobrevivem à queda, eles são apedrejados até a morte pelo grupo.
O sírio Hussein Sabat se deparou com a violência quando seu namorado Zakaria, com quem mantinha uma relação há quatro anos, foi decapitado pelo EI e uma gravação da morte foi enviada à família da vítima. Dois anos depois, os arredores de sua cidade natal, Afrin, começaram a ser bombardeados pelo Estado Islâmico e ele se viu obrigado a fugir da Síria. Hoje, vive na Turquia, um país relativamente mais liberal, mas ainda assim bastante repressivo em relação à comunidade LGBT.
Sabat soube a respeito da competição Mr. Gay Síria através de um grupo de apoio LGBT que participa junto ao organizador do evento, Mahmoud Hassino. A ideia era realizar uma competição para que o vencedor pudesse representar o país no concurso Mr. Gay World.
Apresentações durante o concurso Mr. Gay Síria
A princípio, Sabat não quis se inscrever por pensar que o concurso envolveria apenas a aparência, mas acabou entrando na ideia após perceber que o que estava em jogo era a causa LGBT e o mais importante não seria o físico dos participantes, mas sua capacidade de falar em prol da causa. Este ponto foi tão decisivo que uma das fases do processo é uma entrevista em que os organizadores buscam ter certeza de que os candidatos são capazes de aguentar a pressão e o risco de se tornarem alvo de ataques homofóbicos.
Após o processo, cinco competidores participaram do Mr, Gay Síria. Durante o evento, cada um deles tinha 3 minutos para apresentar o seu melhor: houve quem fizesse um sedutor strip-tease e até mesmo quem dançasse de salto alto. Sabat optou por uma apresentação mais contida e venceu a competição vestindo calça e camiseta após apresentar um monólogo impactante sobre o sofrimento dos gays no mundo árabe.
Hussein Sabat é coroado Mr. Gay Síria
Hussein Sabat comemora seu aniversário entre amigos
Mesmo tendo sido coroado Mr. Gay Síria, ele esconde sua sexualidade de seus pais. Eles não se conectam a sites e outras mídias do ocidente e, portante, Sabat não tem medo de que eles descubram a verdade. Segundo o jovem de 24 anos, a família o levaria a um médico para “ser tratado” se descobrisse que ele era homossexual e ele provavelmente seria expulso de casa. Por isso, prefere não falar sobre o assunto com familiares, assim como a maioria dos gays sírios.
É graças à perseguição contra gays no país que Sabat decidiu que precisava chamar a atenção para o assunto. O concurso também originou uma campanha para que mais refugiados gays consigam asilo na Europa, onde terão a oportunidade de viver sua sexualidade de maneira mais livre.
Apesar dos esforços, Sabat não pode representar o país no concurso Mr. Gay World, pois seu visto para viajar até Malta, onde a competição ocorreu, foi negado um dia antes da viagem. O organizador do concurso Mr. Gay Síria, Mahmoud Hassino, que vive na Alemanha, foi à competição em seu lugar, mas desistiu no terceiro dia, quando teria que participar de uma competição em trajes de banho.
Para ele, a competição era uma maneira de chamar a atenção para a causa e não apenas explorar o corpo dos participantes e foi isso que o fez desistir. A história foi documentada pelo fotógrafo Bradley Secker.
Competidores do Mr. Gay World em um passeio por Malta
Publicidade
Para crianças, nenhum presente é melhor do que passar o aniversário brincando rodeado de amigos. Por isso mesmo, os...
Se você é escritor, e está à procura de um lugar pacífico e inspirador para encontrar aquela ideia que falta,...
Mais do que uma simples construção cultural, a maternidade parece ser de grande importância para muitas espécies de...
O isolamento social gera sentimentos variados nas pessoas, mas existe uma coisa em comum entre os quase 2 bilhões de...
Quando participou do projeto Samuzinho, iniciativa de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...
A Lei Maria da Penha, que pune com rigor crimes domésticos de violência contra a mulher, completou 10 anos no último...
Michael Xavier — conhecido como Mika Xavier — se inspirou em um clipe da cantora Tulipa Ruiz para produzir o...
Uma nova campanha publicitária do Viagra Connect, medicamento da farmacêutica Pfizer, tenta humanizar as histórias...
Durante o mês de outubro, comemoramos o Outubro Rosa e diversas campanhas buscam conscientizar as mulheres sobre o...