Sustentabilidade

Manual ensina passo-a-passo como plantar uma agrofloresta

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

As agroflorestas, conhecidas como SAF’s, combinam culturas agrícolas, entre legumes, frutas e hortaliças, e árvores, minimizando riscos de degradação como a perda de fertilidade do solo e o ataque de pragas. Também favorecem as relações entre plantas e animais e o combate à erosão.

Para explicar melhor do que se trata o sistema e ensinar a colocá-lo em prática, a dupla de engenheiros agrônomos Walter Steenback e Fabiane Machado Vezzani produziu um guia com as etapas necessárias para transformar a ideia em realidade.

3

Eles frisam que para criar a agrofloresta é preciso mais que combinar árvores e plantações. “É relevante destacar o cuidado com o manejo da luminosidade, da produtividade primária, da sucessão natural, da reciclagem de nutrientes e das relações ecológicas”, diz o manual.

O guia é dividido em duas partes, com a primeira dissecando as relações entre esses fatores e a segunda efetivamente ensinando a criar uma agrofloresta – escolher o local ideal, manejar as espécies, podar e renovar os cultivos.

Segundo os autores, “pode-se dizer que, em um sentido amplo, fazer agrofloresta é de fato plantar, é fazer agricultura, é dialogar com a natureza, tendo como campo de trabalho os processos vitais da floresta”.

Publicidade

Clique aqui para ler o livro-guia.

9

8

7

5

6

2

4

1

Imagens: Claudio Leme

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Londres vai criar 11 km de corredor de flores para abelhas