Sustentabilidade

Máquina movida a energia solar quer levar internet, energia e água potável a países subdesenvolvidos

por: Redação Hypeness

Imagina se fosse possível obter energia, internet e água potável através de um único produto? Esta é a proposta do Watly, um aparelho movido a energia solar que quer mudar a vida dos moradores de países subdesenvolvidos.

A empresa responsável pelo projeto vem trabalhando em conceitos de energia renovável para ajudar países da África desde 2013. A ideia é empoderar os moradores locais dando a eles acesso a itens básicos, como eletricidade e água, além de conectá-los com o mundo, através da internet.

6e0ab6110076882f11b6cd9f76915b05

O projeto é resultado de duas energias solares trabalhando em conjunto. Primeiro, o calor solar faz a destilação por compressão de vapor, sendo capaz de esterilizar qualquer tipo água, não importa o quão sujo ela esteja. Os painéis fotovoltaicos, que ficam em cima do Watly, geram a energia necessária para o funcionamento dos sistemas elétricos. Já o excesso de eletricidade produzida pode ser utilizada para carregar dispositivos externos, como uma impressora 3D ou até mesmo um sistema de arrefecimento pode ser montado no computador.

1

6

“O incrível é que estes serviços podem ser gerados exclusivamente através da energia solar. Nós fornecemos água limpa, aproveitando o efeito térmico da irradiação solar. Através da tecnologia fotovoltaica, geramos eletricidade. Com eletricidade podemos acionar dispositivos de telecomunicações internas (por satélite ou conexão 4G). Watly fornece vários serviços, porque cada um é consequência do outro.”, disse um porta-voz da empresa.

5

Um protótipo de Watly foi utilizado em uma vila de Gana, obtendo resultados impressionantes. Com isso, o projeto recebeu um investimento inicial de € 2 milhões, que permitiu que a empresa construísse a versão pré-industrial. Mas eles querem ir além e criaram uma campanha de financiamento coletivo para poder expandir o projeto por muitos e muitos países.

4

Captura de Tela 2016-04-20 às 11.47.31

921403_1751626298399072_8964196955125873672_o

Assim, Watly levará luz, água e internet para os lugares mais pobres e remotos do mundo, que nem sonhavam em contar com estas “modernidades” no dia a dia, e tudo isso sem causar danos ambientais ou contribuir com a emissões de gases de efeito estufa!

Watly-solar-machine-1020x610

Watly-solar-powered-water-purification-1020x610

Todas as imagens © Watly

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inventaram uma cápsula de café biodegradável que pode ser compostada