Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O primeiro filme produzido no Brasil foi no início do século XX, mais precisamente em 1908. Mas foi só nas décadas de 70 e 80 que o cinema brasileiro atingiu seu ápice, com a produção de uma média de 100 filmes por ano.
Foi quando surgiu o Festival de Gramado, as pornochanchadas, a mistura de documentário e ficção de Jorge Bodanzky (que mais tarde influenciou Fernando Meirelles em “Cidade de Deus”), e foi também quando o cinema brasileiro teve a maior bilheteria da história, batendo o recorde de 10 milhões de espectadores com “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto.
Inspirado nestas décadas de tantas expressões artísticas nas suas maiores pluralidades, o Itaú Cultural mantém, ao lado de obras de artistas contemporâneos, um acervo totalmente voltado para a conservação e difusão do audiovisual feito como obra de arte.
Com o compromisso de conservar e restaurar filmes dos anos 70 e 80 realizados tanto em VHS como Super 8, 16mm e portapack, a instituição resolveu dividir com o público estas e outras obras de artistas contemporâneos como Eder Santos e Brígida Baltar, através da Mostra Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Cultural, que já passou por várias capitais e agora aterriza em São Paulo, na sede da instituição.
As exposições contam, além dos filmes e vídeos, com a contextualização da história do audiovisual de cunho artístico no país, através de depoimentos de vários artistas e objetos como catálogos de exposições, publicações e fotografias de filmes, que apresentam o cinema em sua totalidade de significados. A mostra acontece de terça a domingo e tem entrada gratuita. É a primeira vez na capital paulista onde, além dos trabalhos exibidos anteriormente em outras cidades, são também apresentadas obras recém-adquiridas de Paulo Bruscky, Rafael França e Letícia Ramos.
Ao total, são apresentados 19 trabalhos, todos com curadoria de Roberto Moreira S. Cruz, que ocupam três andares do espaço expositivo do instituto, sendo o primeiro dedicado aos anos 70/80 e os demais aos trabalhos contemporâneos. Além de Bruscky, França e Letícia, as obras são assinadas por Alberto Bitar, Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Eder Santos, Gisela Motta e Leandro Lima, Letícia Parente, Luiz Roque, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rivane e Sergio Neuenschwander, Rubens Gerchman, Sara Ramo e Thiago Rocha Pitta.
A Mostra Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Cultura vai até 22 de maio, e acontece de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h, no Itaú Cultural, que fica na Avenida Paulista nº 149.
Publicidade
O gosto é um pouco duvidoso, mas alguém pagou bem caro por algumas delas. A lista das 15 fotos mais caras do mundo....
O artista japonês Keito tem chamado muita atenção nas redes sociais com seus desenhos a lápis coloridos...
Se você é dos que têm dificuldade em cortar um sanduíche direito, as peças do turco Sakir Gökçebag vão...
O nova-iorquino Michael Mapes criou um jeito diferente apresentar sua arte entre fotografia e escultura. Utilizando...
Os fãs de Downton Abbey podem esfregar as mãos, pois o elenco original vai se reunir para a gravação de um filme....
"Um museu dentro de um museu". Depois de anos longe do público físico, o Museu de Arte Negra idealizado pelo artista...
Na semana em que se comemora o Dia do Hambúrguer, uma seleção especial de lanchos que fazem a nossa alegria. Por...
O casal de grafiteiros franceses Ella & Pitr é conhecido pelo tamanho de suas obras – uma delas chegou a ser...
Por mais que Bob Esponja e Rick e Morty sejam desenhos incríveis e engraçados, todo mundo que foi criança nas...