Inspiração

Nossas Cidades cria mobilização virtual contra o controle do estado sobre o corpo da mulher

por: Redação Hypeness

Um projeto de Lei que será votado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pode fazer com que as mulheres do estado percam parte do direito sobre seus corpos. O Projeto de Lei 1316/2015 determina que estabelecimentos e profissionais da saúde deverão notificar a polícia caso uma mulher chegue ao local com desdobramentos pós-aborto. A obrigação vale mesmo para casos de aborto legal ou espontâneo.

Para piorar a situação, a comissão que votará o projeto é composta apenas por homens (sério, gente?!). Caso aprovado, o texto deverá ser enviado posteriormente para as comissões de Saúde, Defesa dos Direitos da Mulher e Segurança Pública e Assuntos de Polícia. Passando essa fase, o projeto será levado para votação em plenário.

A proposta fere um dos direitos básicos da mulher e deverá afetar a saúde de muitas delas, que deixarão de procurar instituições de saúde por medo das consequências, mesmo em casos de abortos naturais ou realizados legalmente. Como o mundo tá cheio de gente fodástica, uma mobilização virtual já está sendo realizada através da rede Nossas Cidades para lotar a caixa de e-mails dos deputados pedindo que eles respeitem o direito das mulheres nesse sentido.

Através da página, é possível enviar um e-mail automático (que também pode ser editado de acordo com as preferências de cada um) para todos os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Até o momento, a iniciativa já conta com a adesão de mais de 2,7 mil pessoas – e você também pode participar clicando aqui.

Foto via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele construiu uma bicicleta adaptada para pedalar com a esposa que tem alzheimer