Inspiração

O ministério dos homens brancos de Michel Temer

por: Redação Hypeness

No ano passado, o primeiro ministro canadense Justin Trudeau virou o queridinho da política depois de apresentar um ministério em que as mulheres formavam metade da equipe. O time tinha espaço ainda para incluir três políticos Sikh, dois aborígenes, uma refugiada afegã e um cadeirante, mostrando que é possível fazer uma política mais igualitária e inclusiva. A resposta sobre o porquê da escolha da equipe foi apenas uma: “Porque é 2015“. Em compensação, o ano virou, Dilma foi afastada da presidência, e o Brasil acaba de anunciar seu novo ministério composto apenas por homens brancos.

Se a previsão se confirmar, este deverá ser o primeiro ministério sem a presença de mulheres desde o governo de Ernesto Geisel. A primeira participação feminina em um ministério aconteceu logo depois, ainda durante a ditadura, sob o governo de João Figueiredo, quando Esther de Figueiredo Ferraz assumiu a pasta da Educação e Cultura, entre 1982 e 1985.

A ex-ministra do STF Ellen Gracie chegou a ser convidada por Temer para assumir a Controladoria Geral da União, mas recusou. Nomes femininos também foram cotados para assumir a pasta do Direitos Humanos, mas o ministério acabou sendo extinto incorporado ao Ministério da Justiça, cujo responsável deverá ser Alexandre de Moraes – Secretário de Segurança Pública de São Paulo, que diz não ter visto excessos em agressões da polícia aos jovens que ocuparam escolas no estado e classificou as manifestações anti-impeachment de crime.

Foto via

Além da ausência de mulheres, outro dado salta aos olhos: não há negros previstos no ministério de Temer. Da mesma forma, não foram divulgadas ainda políticas de inclusão racial no novo governo. Com isso, 54% da população brasileira pode ficar desatendida graças a um retrocesso na política.

Se depender da configuração prevista para o novo ministério, as mulheres deverão continuar belas, recatadas e do lar. Resta saber qual será o papel reservado à população negra.

Foto destaque © Marcelo Camargo/Abr

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gagliasso surpreende seguidores com fotos inéditas de Bless, caçula recém adotado