Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No ano passado, o primeiro ministro canadense Justin Trudeau virou o queridinho da política depois de apresentar um ministério em que as mulheres formavam metade da equipe. O time tinha espaço ainda para incluir três políticos Sikh, dois aborígenes, uma refugiada afegã e um cadeirante, mostrando que é possível fazer uma política mais igualitária e inclusiva. A resposta sobre o porquê da escolha da equipe foi apenas uma: “Porque é 2015“. Em compensação, o ano virou, Dilma foi afastada da presidência, e o Brasil acaba de anunciar seu novo ministério composto apenas por homens brancos.
Se a previsão se confirmar, este deverá ser o primeiro ministério sem a presença de mulheres desde o governo de Ernesto Geisel. A primeira participação feminina em um ministério aconteceu logo depois, ainda durante a ditadura, sob o governo de João Figueiredo, quando Esther de Figueiredo Ferraz assumiu a pasta da Educação e Cultura, entre 1982 e 1985.
A ex-ministra do STF Ellen Gracie chegou a ser convidada por Temer para assumir a Controladoria Geral da União, mas recusou. Nomes femininos também foram cotados para assumir a pasta do Direitos Humanos, mas o ministério acabou sendo extinto incorporado ao Ministério da Justiça, cujo responsável deverá ser Alexandre de Moraes – Secretário de Segurança Pública de São Paulo, que diz não ter visto excessos em agressões da polícia aos jovens que ocuparam escolas no estado e classificou as manifestações anti-impeachment de crime.
Foto via
Além da ausência de mulheres, outro dado salta aos olhos: não há negros previstos no ministério de Temer. Da mesma forma, não foram divulgadas ainda políticas de inclusão racial no novo governo. Com isso, 54% da população brasileira pode ficar desatendida graças a um retrocesso na política.
Se depender da configuração prevista para o novo ministério, as mulheres deverão continuar belas, recatadas e do lar. Resta saber qual será o papel reservado à população negra.
Foto destaque © Marcelo Camargo/Abr
Publicidade
Ludmilla está desde abril em busca de resgatar sua identidade perdida pela imposição do preconceito social. A...
Quem tem hoje seus vinte ou trinta e poucos anos, provavelmente teve (ou tinha um amigo que tinha) um bichinho virtual,...
Toda manhã, Rosângela, que é de Maringá, no Paraná, costuma colocar um pote com ração na frente da sua farmácia...
Treloso é um biscoito amanteigado de chocolate produzido no Alagoas. Por acaso, é também o preferido do menino...
Após ver as irmãs Bawar em um vídeo que o coletivo Mooc fez em parceria com a Nike, o fotógrafo Vinícius...
Não tem mais desculpa para adiar a prática de exercícios físicos. Nos próximos quatro finais de semana, o Mirante...
Certas histórias de vida conseguem alcançar o verdadeiro sucesso, para muito além do êxito financeiro, mas fazendo...
Se o rosto do britânico Jono Lancaster, de 30 anos, chama a atenção, o coração encanta. Portador da síndrome de...
Resistir é uma palavra forte, que cria raízes em tempos difíceis. E um ato de resistência de uma mulher a...