Inspiração

‘Ocupar e Resistir’: documentário retrata as ocupações nas escolas de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro

20 • 05 • 2016 às 09:52
Atualizada em 20 • 05 • 2016 às 10:11
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

De toda confusão política e social que tomou conta do Brasil nos últimos anos, uma coisa é certa: as ocupações nas escolas pelo Brasil já entraram pra história como um sopro de esperança, coragem e força no meio desses tempos sombrios. Com isso, é de se imaginar que muitos filmes, livros e obras brotem a respeito desses atos de resistência tão lindamente protagonizados pelos estudantes. E um deles já está a caminho.

OCUPAR4

Realizado pela Agência Democratize, saíram os primeiros teasers de divulgação do documentário Ocupar e Resistir, que mostrará o dia a dia e a luta de quatro escolas ocupadas por alunos em São Paulo no final do ano passado.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=sE3lGlHsk0c” width=”628″]

Resistindo contra o projeto de reorganização escolar imposto até então pelo governardor Geraldo Alckmin, do PSDB, as ocupações em São Paulo, assim como as atuais ocupações no Rio e outros estados brasileiros, expuseram uma impressionante capacidade de auto-gestão e politização por parte dos alunos.

O filme mostra como eram divididas as tarefas dentro da escola, como funcionava a vigia contra invasões, a relação com os pais dos alunos, e todo o carrossel de emoções que um momento como esse proporciona nos que participam diretamente, e simbolicamente em todo o país.

OCUPAR2

Ocupar e Resistir ainda está em processo de montagem e finalização, e segue registrando as novas intentonas secundaristas pela educação no Brasil, como as ocupações no Rio e em Goiás. O filme está em campanha de financiamento coletivo, para cobrir os custos de todo o processo pós-filmagem.

OCUPAR3

Resistir em nome da educação é o gesto mais nobre que podemos esperar dos jovens – especialmente em um país em que o sucateamento e o desprezo pela educação é o que de mais óbvio podemos esperar do estado. Ocupar e Resistir será lançado em Novembro, como um documento histórico, mostrando o coração daquilo que nos permite sonhar por um Brasil realmente bom.

OCUPAR1

© imagens: reprodução

Recentemente o Hypeness mostrou o que o sistema de ensino brasileiro pode aprender com as ocupações. Relembre.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness