Estilo

Por que tem tanta gente fazendo sucesso com vídeos bizarros de cravos e espinhas sendo espremidos

por: Redação Hypeness

As redes sociais parecem capazes de criar nichos onde nunca imaginaríamos ser possível. Por exemplo, quem já pensou que existiriam youtubers famosos por espremer cravos e espinhas? A dermatologista norte-americana Sandra Lee, também conhecida como Dr. Pimple Popper (algo como “Dra. Estoura Espinhas”) é talvez a mais conhecida deste nicho, tendo mais de 1,3 milhões de inscritos em seu canal. Mas o que faz com que tanta gente goste de ver cravos, cistos e espinhas sendo espremidos?

Segundo ela contou ao Motherboard, da Vice, sua teoria é de que vídeos como estes geram uma Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, que seria uma sensação agradável que sentimos em resposta a estímulos visuais, auditivos ou cognitivos, quase como um orgasmo cerebral. Na entrevista, a dermatologista conta também que essa é uma das maneiras que pessoas com tendência obsessivo-compulsiva encontram para aliviar sua tensão e relaxar antes de dormir. A premissa vale principalmente para aqueles que tem mania de cutucar a própria pele, um transtorno conhecido como Dermatilomania, pois os vídeos seriam capazes de acalmar essas pessoas.

Outra teoria, defendida por Daniel Kelly, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, é de que gostamos de sentir nojo, conforme contou à BBC. Isso acontece porque o nojo é uma sensação que nos protege de situações potencialmente perigosas, como comida estragada ou animais que transmitem doenças. E esses líquidos anormais saindo dos nossos corpos podem parecer potencialmente perigosos.

A diferença aqui é que, como estamos assistindo a eles através de um vídeo, existe uma sensação de segurança mesmo diante do nojo. Ou seja, é quase como assistir a um filme de terror: desenvolvemos uma espécie de fascinação por algo que, normalmente, deveria apenas nos deixar repugnados. Vai entender, né?

Aproveita e dá uma olhada em alguns dos vídeos da Dra. Pimple Popper:

Foto via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essas tatuagens são como contos encantados e místicos sobre a natureza