Inovação

Saiba como observar a passagem de Mercúrio na frente do sol com segurança

Redação Hypeness - 09/05/2016 às 15:02

Hoje, às 8h12 da manhã, um fenômeno raro começou sua passagem pelos céus brasileiros: Sol, Mercúrio e a Terra estão perfeitamente alinhados e deverão permanecer assim até as 15h42 (hora de Brasília). Observar o fenômeno diretamente durante este período poderá ocasionar lesões oculares severas – mas também há um jeitinho seguro para ver a passagem de Mercúrio pelo Sol.

A maneira mais segura de observar o momento é projetar uma imagem do Sol em uma folha de papel após fazer sua luz passar por uma luneta ou telescópio. É importante nunca olhar diretamente para o Sol, mesmo se estiver usando uma luneta ou binóculos, pois isso poderá ocasionar a perda de visão. A olho nu também não é aconselhável tentar observar o fenômeno pois, além de poder causar problemas oculares, não será possível ver nada.

Usando o método indicado acima, a imagem de Mercúrio deverá aparecer como uma bola escura e também será possível observar manchas solares com formato irregular. A passagem de Mercúrio em frente ao Sol acontece cerca de 13 a 14 vezes por século, sendo que a última ocorrência do gênero foi há 10 anos e a próxima deverá ser apenas em novembro de 2019.

Para não perder a chance, também dá para espiar o vídeo abaixo, feito ao vivo pelo Observatório e Planetário de Brno, na República Checa:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/xuIkL23Bsb8″ width=”628″]

Fotos: Reprodução Youtube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness