O que significa viver em uma cidade grande? Normalmente, as primeiras imagens que nos vêm à cabeça são de engarrafamentos, aglomerações, correria na selva de pedra. Mas os integrantes da Urb-i acreditam que não precisa ser exatamente assim. A startup brasileira, cujo nome surgiu da contração de Urban Ideas (Ideias Urbanas), foi criada com o propósito de “tornar as cidades mais humanas, democráticas e vivas“.
Um dos projetos mais bacanas lançados pela Urb-i é o Antes/Depois. Nele, imagens antigas e recentes do Google Street View mostram o mesmo ponto de uma cidade lado a lado, sempre ressaltando as transformações causadas por intervenções urbanas. As mudanças variam das mais elaboradas, como a derrubada de um viaduto ou a criação de um parque, até as mais simples, como a ampliação de uma calçada. Do grande projeto às pequenas sacadas, o que vale é tornar cada cantinho da cidade mais receptivo aos moradores.
Outro destaque do Antes/Depois é o tamanho do acervo. Já são cerca de 1500 exemplos de intervenções urbanas espalhadas pelos cinco continentes para servir de inspiração a urbanistas, arquitetos e outras mentes criativas do mundo inteiro. O lema do Urb-i defende que “com simples transformações é possível
mudar a percepção do espaço público“. As imagens não deixam a menor dúvida.
Confira abaixo alguns exemplos destas transformações no espaço urbano.

Rio de Janeiro (RJ)

Vitória (ES)

Belo Horizonte (MG)

Peru, Lima

Cidade do México

Detroit, Estados Unidos

São Francisco, Estados Unidos

Coventry, Inglaterra

Haia, Holanda

Paris, França

Milão, Itália

Budapeste, Hungria

Moscou, Rússia

Osaka, Japão

Auckland, Nova Zelândia

Jerusalém, Israel
Você pode ver mudanças do mundo inteiro na página do Antes/Depois da Urb-i!
Todas as imagens © Urb-i/Google Street View