Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cauda de vestido é uma onda na praia, o cobertor é uma estradinha no mato, patos passeiam pela tela de um celular. Nada disso é estranho demais para Monica Carvalho, a mente por trás do Mofart, projeto que reúne uma fantástica coleção de colagens e manipulações digitais.
Monica é, de fato, uma moça de ideias excêntricas. O nome do projeto, por exemplo, surgiu da palavra “mof” – um neologismo que ela inventou para substituir falas cotidianas como “que legal“, “desculpa” ou “obrigado“. É tudo mof. Não faz sentido, ela sabe. Filha de portugueses, deixou a Suíça, seu país natal, para estudar História da Arte na Inglaterra. Foi quando viu crescer ainda mais a admiração pelos surrealistas Salvador Dalí e René Magritte.
“Sou apaixonada pelo imaginário, pelo impossível, pela ilusão. Por isso, tenho grande interesse em sonhos e truques de mágica. O mundo real me parece finito, enquanto o mundo surreal é infinito, cheio de potencial, muito mais interessante!“, contou a jovem de 23 anos ao Hypeness, citando Eugenia Loli e Erik Johansson (falamos dele aqui) como inspirações contemporâneas.
Para chegar a estas imagens surrealistas, Monica costuma utilizar apenas fotografias que ela mesma tira – autorretratos, viagens, família, objetos etc. A exceção é quando busca no Google fotos de planetas ou galáxias. Com o material em mãos, debruça-se sobre programas de edição como o Adobe Photoshop e deixa a imaginação fluir. Colando, sobrepondo, distorcendo, explorando as possibilidades mais surpreendentes. Obras que fazem sucesso do Instagram às paredes da galeria londrina Sprout Arts.
“Para mim, a arte está em qualquer lugar, a qualquer hora. Arte é aquilo que inspira, que chama a atenção, que conta algo sobre o mundo em que vivemos ou sobre outro mundo. Nós estamos sempre cercados por arte – seja nos móveis da nossa casa, no filme que assistimos ou na música que ouvimos. Por isso, acredito que haja maneiras infinitas de criar novos tipos de arte e de ideias. Tudo é possível“, defende Monica, tanto no discurso quanto em suas colagens.
Para seguir viajando com o trabalho de Monica, basta seguir o Instagram e o blog do Mofart.
Todas as fotos © Monica Carvalho
Publicidade
O publicitário Renan Quevedo, um apaixonado por arte, tentava, pelo menos uma vez ao mês, pegar o carro e aventurar...
Quando a Funko, empresa de colecionáveis americana, lançou a Linha Pop!, em 2011, ela talvez não previsse o que...
Uma coisa não podemos negar: se a quarentena possui inúmeros desafios, como a distância de nossos amigos e...
Chamou chamou, bb? A listona especial de melhores eventos do fim de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro está na...
O primeiro filme produzido no Brasil foi no início do século XX, mais precisamente em 1908. Mas foi só nas décadas...
Não é preciso esforço maior do que uma busca no Google para perceber que o mundo das artes é predominantemente...
Quando nos transformamos em adultos, as vezes esquecemos de olhar o mundo com o olhar das crianças. Pois dentro de...
Inaugurado em 1.800, o museu holandês Rijksmuseum é um dos maiores da Europa. Além de exibir obras de arte, o local...
Muito bom o documentário do Vik Muniz, que concorreu ao Oscar 2011, chamado Lixo Extraordinário. Filmado ao...