Arte

Viaje pelas montagens surrealistas de jovem artista “apaixonada pelo impossível”

por: Gabo Vieira

A cauda de vestido é uma onda na praia, o cobertor é uma estradinha no mato, patos passeiam pela tela de um celular. Nada disso é estranho demais para Monica Carvalho, a mente por trás do Mofart, projeto que reúne uma fantástica coleção de colagens e manipulações digitais.

Monica é, de fato, uma moça de ideias excêntricas. O nome do projeto, por exemplo, surgiu da palavra “mof” – um neologismo que ela inventou para substituir falas cotidianas como “que legal“, “desculpa” ou “obrigado“. É tudo mof. Não faz sentido, ela sabe. Filha de portugueses, deixou a Suíça, seu país natal, para estudar História da Arte na Inglaterra. Foi quando viu crescer ainda mais a admiração pelos surrealistas Salvador Dalí e René Magritte.

Sou apaixonada pelo imaginário, pelo impossível, pela ilusão. Por isso, tenho grande interesse em sonhos e truques de mágica. O mundo real me parece finito, enquanto o mundo surreal é infinito, cheio de potencial, muito mais interessante!“, contou a jovem de 23 anos ao Hypeness, citando Eugenia Loli e Erik Johansson (falamos dele aqui) como inspirações contemporâneas.

mofart1

Para chegar a estas imagens surrealistas, Monica costuma utilizar apenas fotografias que ela mesma tira – autorretratos, viagens, família, objetos etc. A exceção é quando busca no Google fotos de planetas ou galáxias. Com o material em mãos, debruça-se sobre programas de edição como o Adobe Photoshop e deixa a imaginação fluir. Colando, sobrepondo, distorcendo, explorando as possibilidades mais surpreendentes. Obras que fazem sucesso do Instagram às paredes da galeria londrina Sprout Arts.

Para mim, a arte está em qualquer lugar, a qualquer hora. Arte é aquilo que inspira, que chama a atenção, que conta algo sobre o mundo em que vivemos ou sobre outro mundo. Nós estamos sempre cercados por arte – seja nos móveis da nossa casa, no filme que assistimos ou na música que ouvimos. Por isso, acredito que haja maneiras infinitas de criar novos tipos de arte e de ideias. Tudo é possível“, defende Monica, tanto no discurso quanto em suas colagens.

Mofart5

Mofart3

Mofart2

Mofart1

Mofart6

Mofart4

Mofart8

mofart2

mofart7

mofart3

mofart5

mofart6

mofart8

mofart9

mofart10

mofart11

mofart12

mofart13

Mofart7

Para seguir viajando com o trabalho de Monica, basta seguir o Instagram e o blog do Mofart.

Todas as fotos © Monica Carvalho

Publicidade

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 34 eventos cremosos para ferver sua semana em SP e no RJ