Inspiração

Vídeo denuncia e ensina de maneira didática o que é ‘mansplaining’ e como isso se manifesta

por: Redação Hypeness

Mansplaining. Você pode não saber o que essa palavra quer dizer, mas certamente já viveu ou praticou isso. Esta forma de machismo é uma das mais comuns, e mesmo um homem consciente terá de admitir que já praticou mansplaining, muitas vezes sem sequer perceber. O vídeo abaixo mostra alguns exemplos desse hábito tão corriqueiro quanto simbólico.

Misturando em inglês as palavras “homem” e “explicando”, esse neologismo batiza o gesto de um homem explicar para uma mulher, de maneira bastante condescendente, normalmente interrompendo a fala da mesma, muitas vezes ignorando a obviedade do tópico.

MENSPLAINING1

Em casos mais graves, o homem explica para a mulher certo assunto no qual ela oficial e evidentemente sabe mais do que ele. Em um misto de autoconfiança excessiva e completa falta de noção, o homem a interrompe para explicar o exato tópico em que a mulher tornou-se especialista.

MENSPLAINING3

O efeito dessa prática é lento e devastador para a mulher, seja no ambiente de trabalho, em um relacionamento, ou mesmo entre amigos. Os homens mais honestos hão de admitir para si que já cometeram, e certamente já assistiram, muito mensplaining por aí. Por isso, porque não tratar a mulher com respeito e igualdade total em qualquer circunstância?

MENSPLAINING2

Respeitar uma mulher enquanto ela fala é respeitar suas ideias, sua inteligência, sua voz e luta, para além de qual o assunto em questão. E os mais espertos podem até lucrar com essa conscientização, pois nós, homens temos com elas muito o que aprender.

MENSPLAINING4

© fotos: reprodução

Recentemente o Hypeness mostrou uma campanha na qual mulheres escrevem no corpo o que o feminismo significa pra elas. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras