Inovação

Projeto brasileiro mapeia músicos de rua e pode te salvar de uma madrugada entediante

por: Brunella Nunes

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

A vida é muito mais agradável com a presença de trilhas sonoras no nosso cotidiano, como podemos observar inúmeras pessoas circulando com seus fones de ouvido e até acabam parando para ouvir bandas em espaços públicos. Com essa mesma paixão, o jornalista Daniel Bacchieri resolveu criar a plataforma global StreetMusicMap, um mapa colaborativo de músicos de rua, que pode te salvar uma madrugada de tédio com seus projetos autorais de qualidade.

É comum ver pessoas filmando músicos de rua, que podem não ter um palco para chamar de seu, mas têm qualidade de sobra e um espaço imenso para criar. Na calada da noite paulistana, muitas vezes o que se ouve é o som vindo de barzinhos ou até mesmo das calçadas, que atualmente vão muito além do clássico “voz e violão”, abraçando também o folk, o jazz, o pop rock e outras vertentes.

Em conversa com o Hypeness, o gaúcho radicado em São Paulo conta que tudo começou numa rede social, com a ideia de virar uma microssérie. “Meu primeiro passo foi criar um canal no Instagram, postando vídeos de músicos de rua filmados por mim. Logo recebi vídeos de amigos, de amigos de amigos, e o canal se tornou aberto a colaborações”. 

streetmusicmap

O projeto ganhou grandes proporções em 2016, quando foi lançado o mapa online, que até o momento já conta com mais de 1.130 vídeos de músicos de rua de 82 países, enviados por mais de 700 colaboradores, com curadoria do idealizador. Conectar artistas e fãs é o que motiva o projeto a seguir pelos quatro cantos do planeta, com a sede de ser o maior de divulgação dos músicos de rua. “Considero o StreetMusicMap como uma série de reportagens, short docs musicais urbanos”, pontuou Bacchieri.  

Em março foi lançada até mesmo uma coletânea ao vivo que leva o nome do projeto, o álbum StreetMusicMap Vol.1 – Live at O.bra Festival, que reúne bandas brasileiras de rua, presentes durante o O.bra Festival. Entre eles está a Emblues Beer Band, a turma do Kick Bucket e sua bateria de baldes, e a psicodelia instrumental de Amoradia do Som. 

amoradia-do-som

Recentemente, a iniciativa é finalista na categoria Música que Conecta do Prêmio Vivo Música Que Transforma, Abaixo você pode ter uma prévia dessa galera, por meio de uma playlist criada no Youtube, mas também dá pra ouvir no Spotify,  Google PlayDeezeriTunesTidalRhapsody e Groove. Aprecie sem moderação:

SMM_Picanha_de_Chernobill

SMM_Sax_in_the_Beats_2

astrovenga-luiza machado

streetmusicmap4

streetmusicmap3

streetmusicmap8

streetmusicmap7

streetmusicmap2

streetmusicmap6

streetmusicmap5

Todas as fotos via Instagram/StreetMusicMap

*Juntos, o Hypeness e a Desperados criaram um canal especial para os notívagos, artistas  e trangressores de plantão. Acreditamos que as madrugadas são territórios férteis de criatividade, subversão e ousadia. Acompanhe a serie Madrugada Desperada e conheça algumas das estrelas desse cosmos conturbado e surrealista.

Para ver todos os posts do canal, clique aqui!

Publicidade Anuncie


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.


X
Próxima notícia Hypeness:
Facebook compra direitos de transmissão da Libertadores de 2019 a 2022