Inovação

Chapeuzinho Vermelho negra está em campanha de crowdfunding no Catarse; apoie

23 • 06 • 2016 às 10:57
Atualizada em 23 • 06 • 2016 às 10:58
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Debaixo de qualquer história há uma porção de conceitos, ideias, ideais e padrões que, numa leitura mais rasa, podem passar desapercebidos, mas que influenciam desde criança o nosso modo de pensar e agir – inclusive nas mais célebres e tradicionais histórias infantis. Foi a fim de chacoalhar esses conceitos embutidos que o ilustrador Daniel Wu resolveu recontar a história da Chapeuzinho Vermelho, mas com uma pequena mudança: ela agora é uma menina negra.

CHAPEUZINHO4

Segundo o projeto, a história segue tradicional, mas os personagens, não. E o motivo para recontar essa história, para Daniel, é exatamente o fato de que todo mundo já a conhece integralmente. Repensar os mais sedimentados e automatizados conceitos é o que pretende o projeto. Ao invés de perguntar “Por quê uma chapeuzinho negra?”, Daniel convida para outra pergunta: por quê não?

CHAPEUZINHO2

Além de oferecer um paradigma mais plural, Daniel e sua Chapeuzinho Negra pretendem permitir que mais crianças se identifiquem com personagens parecidas com elas.

CHAPEUZINHO1

O projeto está em financiamento coletivo no Catarse, e por lá você pode adquirir sua cópia junto de uma porção de outros produtos dessa nova chapeuzinho. Junto, você ainda ajuda a tirar do lugar certos preceitos e permitir que outros adentrem a cena – tornando assim, no mínimo, os imaginários infantis mais plurais e diversos, o que é necessariamente uma bela notícia.

CHAPEUZINHO3

© Ilustrações: Daniel Wu

Recentemente o Hypeness mostrou uma menina que reune milhares de livros com protagonistas negras. Relembre.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness