Criatividade

Clipe traz Cauã Reymond como uma travesti e levanta debate na internet

por: Redação Hypeness

Desde que foi lançando o novo clipe da cantora Bárbara Ohana, um importante debate tem sido levantado ao redor da questão da representatividade LGBT. O vídeo da canção “Your Armies” traz o ator Cauã Reymond de salto alto, vestido, cabelo cumprido e maquiagem, interpretando uma travesti, relatando justamente episódio de transfobia e vingança vivido pela personagem.

 CAUÃ4

Muitos reações ao vídeo na internet apontaram para a incoerência de se fazer uma espécie de denúncia e, ao mesmo tempo, colocar um ator global para viver uma travesti, enquanto diversos trans e travestis de fato poderiam representar o papel. A pergunta era simples e direta: por quê não chamar um travesti, no lugar de um ator global?

 

Por outro lado, não fosse a presença do ator, e talvez o debate não tivesse sido sequer levantado. O significado que a TV Globo, notoriamente conservadora, e suas celebridades ainda possuem na sociedade brasileira faz com que a visibilidade de se ter um global interpretando uma travesti e denunciando a transfobia traga uma legitimidade específica – como se, uma vez aceita e vivida por um ator da Globo, a questão possa enfim ser levada a sério, e tratada como algo real e importante.

 CAUÃ3

Há provavelmente um pouco de verdade em ambos os olhares sobre a questão. Em um país tão atrasado no que diz respeito às representatividades em geral, levantar tal debate, por mais que pareça pouco, já é de fato um avanço – e nesse sentido a presença de um ator da Globo é sim relevante. Por outro, é evidente que é também uma solução cosmética, e que o ator poderia ser utilizado de outra maneira, para que pudesse haver um trans de fato representando a questão.

E você? O que achou?

CAUÃ1

CAUÃ2

Todas as fotos: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
LEGO anuncia versões inspiradas em ‘Esqueceram de Mim’ e ‘Seinfeld’