Quase todo mundo que tem um animal de estimação é capaz de jurar que o bicho entende tudo o que o dono fala… Ainda que eles não entendam as palavras, o tom de voz é boa parte da comunicação. Mas essa gorila vai muito além.
Koko já é famosa há um tempo. Ela foi capa da National Geographic mais de uma vez e chegou a trocar uma ideia com o Leonardo Di Caprio. E agora a gorila será protagonista de um programa de TV especial produzido pela BBC.

A equipe do canal foi autorizada a passar um mês em contato com Koko, um nível de contato entre o animal e a imprensa que nunca havia acontecido. O programa ainda não foi exibido, o que deve acontecer ainda em junho.
Penny Paterson, a treinadora, e Koko se conheceram em 1971, quando Penny estudava a comunicação entre animais e humanos. Foi ela quem ensinou a linguagem para a gorila, então recém-nascida. Hoje, Koko conhece mais de mil sinais para se comunicar, algo que não é unanimidade.

Herbert Terrace, que estuda a mesma área, fala no documentário que a comunicação entre Koko e Penny não é tão clara. Muitas vezes a mulher precisa explicar para quem está observando o que a gorila quer dizer. O diretor, Jonny Taylor, concorda com a ressalva. Mas afirma: “Quando você olha nos olhos de Koko e testemunha suas tentativas de se comunicar, tudo o que você pensava sobre os macacos muda”.






Todas as imagens © Ron Cohn/BBC [via Mashable]