Inspiração

Conheça o curso sobre ciência dos psicodélicos, online e com a primeira aula grátis

por: Redação Hypeness

E não vai achando que é só um ‘noia’ falando sobre brisas e farras. Nada disso. Quem ministra o curso é ninguém menos que um um doutor PhD em neurociência – um dos poucos cientistas do Brasil a se dedicar profissionalmente ao estudo dos psicodélicos. Sim, estamos falando de LSD, MDMA, ayahuasca e afins. Vem ver – e seja bem-vindo!

Eduardo E. Schenberg é doutor em neurociências pela USP, mestre em psicofarmacolgia e biomédico pela UNIFESP. Fez um ano de pós-doutorado no Imperial College em Londres, sendo o único brasileiro com publicação científica sobre o LSD, tendo ainda publicado estudos pioneiros sobre ayahuasca e ibogaína.

Eduardo é também o responsável pelo primeiro estudo clínico com MDMA no país. Já recebeu prêmios da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da European Brain and Behavior Society (EBBS) e da International Brain Research Organization (IBRO). Só isso, apenas.

4

Ao contrário do currículo extenso do professor, as aulas são dedicadas a todos os interessados – sem pré-requisitos. Você não precisa ser cientista nem aluno de universidade para poder acompanhar. Os conceitos serão apresentados de maneira suave e de forma acessível. Por outro lado, o curso também não será superficial, sendo também recomendado para estudantes de psicologia, medicina, enfermagem e outras áreas biológicas.

Por que esse curso é legal? Bom, primeiro por falar de um assunto que ainda é tabu e que se tem pouca informação séria e de qualidade. Depois para você entender o que acontece com a sua mente durante uma experiência transcendental, afinal de contas, as drogas existem e a gente usa, certo?

E se você ainda “tem medo” de falar sobre o assunto, fique tranquilo, pois entender um pouco mais sobre ele já é um primeiro passo, pois só o conhecimento combate a ignorância.

Essa pessoa que vos fala já teve o prazer de conhecer o professor Eduardo e conhecer um pouquinho mais sobre o seu trabalho. Entre as coisas que aprendi, ouvi dele que a experiência psicodélica é capaz de curar a depressão pela raiz junto de um acompanhamento médico e psicológico, pois, a partir do acesso ao subconsciente, seria possível enxergar e acabar com a doença.

2

“Os remédios funcionam como se fossem podas de árvores. Eles resolvem a depressão momentaneamente, mas não a acabam com ela”, ele contou. No campo da medicina, por exemplo, ao se aliar com os psicodélicos, transtornos pós-traumáticos poderiam ganhar novos aliados à medida que os estudos avancem e os preconceitos diminuam.

Lembro também dele explicar que é possível sim que se sinta o cheiro de uma cor, por exemplo, sob o efeito do LSD. Isso porque as funções do nosso cérebro trabalham de forma independente entre si. O LSD liga essas funções fazendo com que tais sensações sejam possíveis.

E você achando que era só doidera, né? Nada disso, é ciência. E foi com estudos pioneiros (com o uso das substâncias de maneira supervisionada, tomografias) que fatos como esses podem ser hoje explicados. Simplesmente fascinante – entender os psicodélicos bem como a mente humana!

Com o título de o Vôo da Água, a primeira aula deste curso online de ciência psicodélica é gratuita. Acontece nesta quinta, 30, às 20h. Você pode acompanhar mais detalhes no evento do Face.

“Na primeira aula vamos fazer uma panorâmica usando o mapa mundi para falar sobre o que é xamanismo, quais são as principais plantas dos deuses, quando começou a pesquisa cientifica com este assunto, quem foram os principais personagens pré e pós proibição e quais as principais descobertas até agora, com a explosão de pesquisas em neurociências, além de falar um pouco da pesquisa atual e de como vai funcionar o curso”, conta Eduardo.

Serão dez aulas web, ao vivo. Uma hora de aula + 30 minutos de perguntas e respostas. Entre elas (todas as quintas, às 20h) será disponibilizado um material extra para assistir em vídeos online e textos para ler, além de indicação de documentários e livros relevantes a cada tópico. O custo é de R$400,00, podendo parcelar em até 12x aqui.

Abra a sua mente e se jogue nesta viagem! Para acompanhar as novidades sobre o assunto, siga também a página Plantando Consciência.

3

Fotos via Reddit, Giphy e divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça o casal de idosos que vendeu tudo para viajar o mundo de motocicleta