Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muitos de nossos preconceitos não são escancarados e óbvios, mas atuam silenciosa e discretamente, em pequenos detalhes que na maior parte dos casos passam desapercebidos, como se fossem verdades naturais – até que a gente se veja do outro lado da equação. Foi o que aconteceu com a jornalista Beatriz Franco.
“Me descobri preconceituosa” ela diz. “Eu, que defendo tanto a igualdade de gêneros, de cor, de religião, que tenho amigos gays, nordestinos, evangélicos, jovens, velhos, com dinheiro e sem, até coxinhas e petralhas! Vários tipos de rótulos”. Diante da aridez atual do mercado de trabalho, Beatriz aceitou o convite de uma amiga para trabalhar como balconista em uma loja de doces. E foi aí que sua percepção se expandiu, e a epifania começou.
“Eu, balconista? Jornalista, três idiomas, currículo em comunicação, trabalhando de touquinha na cabeça servindo os outros? Foi difícil tomar essa decisão, mas aceitei, estou precisando. Dias depois, a cena durante a tarde, limpando uma das mesas, ouvi dois clientes conversando: “Coloco acento em ‘tem’? Mudou com a nova ortografia?” “Não sei. Não entendo.” E eu ali me remoendo pra dizer “eu sei, eu sei!!!”. Mas, eu era só uma atendente e eles não iriam acreditar que eu sabia. Depois a barreira seguinte: conhecidos e colegas antigos entrarem na loja e me verem nessa função. “O que eles vão pensar? Eles não sabem como cheguei até aqui, que a dona é minha amiga, vão pensar que não dei certo na vida.”
Beatriz então percebeu que a impressão que temia para si era, no fundo, justamente a impressão que tinha daqueles profissionais. “Sentia vergonha por estar em um trabalho honesto, justo, que traz alegria para as pessoas, que auxilia os outros? Eu deveria é ter vergonha de mim por pensar assim, por tanta falta de humildade e empatia.” Ela então escreveu isso em um post, junto com uma orgulhosa foto em que aparece de toquinha e uniforme, e a reflexão e autocrítica viralizou e comoveu muita gente.
“Estou aqui aceitando com muito amor e gratidão o que me foi apresentado. Aceitando novas formas de crescer e evoluir com, por enquanto, um preconceito a menos”.
© fotos: Facebook
Publicidade
O segundo turno das eleições presidenciais provocou uma grande mobilização nas redes sociais em prol do saber. As...
Os vencedores do Masterchef, reality show culinário de sucesso apresentado por Ana Paula Padrão, são premiados com...
A Cidade do Cabo ficou bem animada no último dia 14. Uma ação incrível da organização The Street Store, em...
Muitos de nós somos criadores de listas. As listas podem nos ajudar a manter nossas vidas organizadas, rastrear nossos...
Após superar momentos difíceis, o jovem Jeffrey Kendall, de 26 anos, viu sua popularidade crescer nas redes sociais....
Stranger Things está de volta! Com a estreia aquecendo os corações dos fãs, é impossível não se interessar ainda...
A notícia de uma gravidez é um momento de muitas emoções para toda a família. Após o anúncio, é comum que...
Em Pato de Minas (MG), um cartaz no portão de uma casa chamou a atenção: "Ensino Grátis Ler e Escrever (adulto)"....
Quando ficaram sabendo, no início deste ano, que o Comitê Olímpico Internacional tinha aprovado a criação de uma...