Estilo

Documentário poderoso mostra o que acontece quando meninos são obrigados a usar ‘a máscara do macho’

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Vira homem!”, “Isso é coisa de menina”, “Quem gosta disso é viado”, “Homem chão chora!”. Quantas vezes os homens ouvem isso ao longo da infância e adolescência, podando talentos e vontades para construir uma personalidade que se encaixe no padrão do que é ser masculino?

Jennifer Siebel Newsom, diretora do documentário Miss Representation, sobre a falta de representação das mulheres em posições de poder, lançou em 2015 The Mask You Live In (“A Máscara em que Você Vive”), trabalho em que aborda como a ideia do macho dominante afeta psicologicamente crianças, jovens e, no futuro, adultos nos Estados Unidos.

maxresdefault

Educadores são entrevistados e relatam como, em atividades pedagógicas, percebem que garotos costumam revelar que escondem sentimentos como raiva e tristeza por não considerarem que têm a quem se expor. Adolescentes contam que pensaram em suicídio por ter dificuldades de se encaixar e por não ter com quem desabafar.

Além disso, alguns jovens que foram detidos por condutas violentas falam sobre como a violência se tornou uma válvula de escape e uma forma de se afirmar como viril nos seus grupos de amigos. O filme está disponível no Netflix e o trailer, sem legenda, por ser visto abaixo.

E você, o que já deixou de fazer por não ser “coisa de homem”?

mask-img2

Eu diria que a maior emoção sentida pelos homens americanos é a ansiedade. Por que? Porque você precisa provar sua masculinidade o tempo todo” – Michael Kimmel, Professor de Sociologia

Screen Shot 06-24-16 at 01.51 PM

Screen Shot 06-24-16 at 01.51 PM 001

Todas as imagens © Reprodução / The Mask You Live In

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tatuagens passaram de empecilho a vantagem no mercado de trabalho, aponta pesquisa