Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Todos os dias, cerca de 9,5 milhões de passageiros circulam diariamente pelas mais de mil linhas de ônibus de São Paulo. Muitos deles ainda precisam fazer baldeações para chegar ao seu destino, o que aumenta o tempo gasto no trânsito. Há cinco anos, o engenheiro Renato Oliveira Arbex busca diminuir essa necessidade da troca de veículos, para otimizar o transporte público da capital paulista, com a ajuda da matemática.
A ideia surgiu quando ele estudava a graduação em engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e começou a prestar mais atenção aos assuntos relacionados à mobilidade urbana. Na época, ele pegava dois ônibus para chegar a faculdade, um dos quais era bastante lotado. Daí surgiu a ideia de otimizar o uso dos transportes públicos com a ajuda da matemática.
Já formado, ele apresentou a ideia para a prefeitura de São Paulo antes de começar a pesquisa e o governo forneceu todos os dados necessários para o estudo, embora não tenha realizado nenhuma parceria com o jovem, de 29 anos. Hoje, seu maior desafio é representar em uma equação a maneira como as pessoas escolhem seus trajetos. Para isso, pretende que, futuramente, os ônibus tenham uma comodidade semelhante à do metrô, fazendo com que os usuários se beneficiem de viagens mais curtas e as empresas gastem menos com a operação do sistema, usando uma frota reduzida.
Com dados de pontos de partida e chegada dos passageiros, o engenheiro utiliza um programa desenvolvido por ele para avaliar quais as melhores rotas para cada passageiro. Todas as rotas possíveis são combinadas até que um número de linhas seja capaz de atender todas as pessoas da melhor maneira, reduzindo tempo de viagem, baldeações e a quantidade de ônibus nas ruas.
Renato pretende que o projeto seja usado pela prefeitura e aplicado em outras cidades do mundo, caso seu resultado seja positivo. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Transportes informou à BBC Brasil que não pretende implementar o estudo, por ter uma equipe própria para elaborar essa reestruturação e também porque o projeto ainda está em andamento, devendo ser finalizado nos próximos dois anos.
Todas as fotos: Divulgação
Publicidade
O TED atualmente é um dos eventos - de compartilhamento de idéias e cases - mais famosos do mundo. Surgiu na...
Hoje, todos estão conectados na Internet, onde as pessoas trabalham, estudam, conversam e fazem compras. O engenheiro...
Para tentar aliviar um pouco a enxurrada de terríveis notícias que costumam pautar os jornais e, com isso, nossas...
Mercúrio retrógrado mal passou e nós já temos uma nova ameaça de bug. Especialistas garantem que a Internet pode...
Todos os dias, há uma década, o norte-americano James Robertson, de 56 anos, sai de casa às 8 da manhã e caminha...
Para celebrar o Dia Mundial da Visão, comemorado em 10 de outubro, o Google lançou um recurso que fornece...
Já imaginou que seu celular "velho" pode monitorar o desmatamento ilegal de árvores? O desmatamento aqui no Brasil é...
Pokémon Go foi o maior sucesso. Os cat cafés também são garantia de público. Então por que não unir as duas...
Já aqui falamos de Lora Zombie, artista autodidata russa que tem a capacidade de unir a precisão do traço com a...