Inovação

Estrada com ranhuras controla velocidade enquanto produz música

por: Redação Hypeness

Quem não curte pegar estrada ouvindo música no talo? Pois saiba que engenheiros vêm conseguindo criar um tipo de asfalto que é praticamente um instrumento musical! Além de divertir e impressionar, há também um propósito de segurança: a música só fica legal se o motorista estiver na velocidade certa.

Se você dirige, quase com certeza já passou por algum lugar em que o asfalto conta com ranhuras para fazer o carro tremer e te obrigar a diminuir a velocidade. Ajustando essas ranhuras do jeito certo, o contato entre os pneus e as saliências produz notas musicais, mais ou menos como um tocador de discos de vinil.

Para os motoristas apressados, que passam de carro acima da velocidade permitida, a música se torna distorcida e muito aguda. Para quem dirige muito devagar, fica grave e arrastada. Só quem dirige na faixa de velocidade recomendada é premiado com a música na frequência certa.

O Japão é pioneiro nas estradas musicais, com pelo menos quatro exemplos. Também há iniciativas do tipo no México, Dinamarca e Coreia do Sul. Já o exemplo abaixo é no estado norte-americano do Novo México e foi concebido em parceria entre o Departamento de Transportes local e o National Geographic Channel.

Com informações do Nexo.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Picolé de cerveja? Como os pernambucanos vão transformar o Carnaval