Inovação

Estrada com ranhuras controla velocidade enquanto produz música

23 • 06 • 2016 às 10:47 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quem não curte pegar estrada ouvindo música no talo? Pois saiba que engenheiros vêm conseguindo criar um tipo de asfalto que é praticamente um instrumento musical! Além de divertir e impressionar, há também um propósito de segurança: a música só fica legal se o motorista estiver na velocidade certa.

Se você dirige, quase com certeza já passou por algum lugar em que o asfalto conta com ranhuras para fazer o carro tremer e te obrigar a diminuir a velocidade. Ajustando essas ranhuras do jeito certo, o contato entre os pneus e as saliências produz notas musicais, mais ou menos como um tocador de discos de vinil.

Para os motoristas apressados, que passam de carro acima da velocidade permitida, a música se torna distorcida e muito aguda. Para quem dirige muito devagar, fica grave e arrastada. Só quem dirige na faixa de velocidade recomendada é premiado com a música na frequência certa.

O Japão é pioneiro nas estradas musicais, com pelo menos quatro exemplos. Também há iniciativas do tipo no México, Dinamarca e Coreia do Sul. Já o exemplo abaixo é no estado norte-americano do Novo México e foi concebido em parceria entre o Departamento de Transportes local e o National Geographic Channel.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Uucy_blcSrg” width=”628″]

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=IJamvMKxlaw” width=”628″]

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=EK1ocEbJA7c” width=”628″]

Com informações do Nexo.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness