Criatividade

Experimento feito com crianças lembra que profissão de mulher é a que ela quiser

por: Beatriz Lorente

Um experimento realizado em uma escola americana mostrou a força que os estereótipos têm na vida das pessoas desde muito cedo. O filme #redrawthebalance mostra como crianças de 5 a 7 anos reagem ao saberem que mulheres também podem ser bombeiras, cirurgiãs médicas ou pilotos de caça.

Vale a pena apertar o play e refletir:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qv8VZVP5csA”]

No vídeo, a professora pede para que os alunos desenhem vários profissionais, começando por um bombeiro, passando por um cirurgião e acabando em um piloto militar. Depois convida os alunos a conhecer pessoas que trabalham nas profissões que eles acabaram de retratar.

O espanto das crianças ao ver que entram três mulheres na sala, ao invés de três homens, é sintomático da forma como desde muito cedo nos enchem a cabeça de preconceitos e imagens erradas. Em 66 desenhos feitos pelos alunos, 61 eram de homens.

RedrawBalance

O filme foi apresentado no Festival Cannes Lions de Criatividade por Kim Getty, presidente da agência Deutsch, de Los Angeles. O objetivo é gerar inspiração para o futuro e passar a bola para os publicitários, convidando-os a ajudar a mudar esse jogo. Como? Colocando mais mulheres nas campanhas que eles criam. Segundo Kim, em média, apenas 34% das propagandas utilizam mulheres como protagonistas de suas histórias.

E aí, vamos escrever uma nova história?

RedrawBalance1

Todas as imagens: Reprodução YouTube

*Como não poderia deixar de ser, o Hypeness está presente no Cannes Lions e fazendo a cobertura do melhor que rola por lá. Vale a pena seguir nosso Snapachat em @hypenessoficial.

Publicidade

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esperado parque temático do Studio Ghibli terá ‘Castelo Animado’ da vida real