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Comerciais de cerveja costumavam ser um dos maiores e mais eficiente meios de propagação de clichês machistas que se tinha notícia. Mulheres eram retratadas como silenciosos objetos de desejo, enquanto homens se divertiam assistindo futebol, batendo papo ou paquerando com uma cerveja na mão.
Mas os tempos evidentemente mudaram, e algumas marcas já começaram a se reposicionar. A nova campanha da Heineken prova essa transição – e funciona como uma lição.
A Heineken é patrocinadora da UEFA Champions League e, no início, a nova campanha – precisamente batizada de “O Clichê” – parece reforçar mais uma vez o velho discurso de mulheres passivas, ingênuas, e que não gostam de futebol, enquanto os homens seriam espertos e dissimulados, preferindo assistir à final da Champions entre amigos – e se “livrando” de suas namoradas para tal.
O final do comercial, que foi rodado em São Paulo, é no entanto surpreendente.
A hora é mesmo de mudança, e quem não acompanhar o ritmo da história vai ficando pra trás. A própria Heineken de certa forma se retrata com a nova campanha, após a desastrosa mensagem passada em comercial anterior. Na campanha passada, batizada de “Walk in Fridge” (Desfile na geladeira), a marca alemã reiterava justamente o velho discurso de que homens gostam de cerveja enquanto mulheres gostam de sapatos.
Enfim a Heineken parece se retratar, e o sucesso do vídeo, com mais de 100 mil compartilhamentos e 4 milhões de visualizações em menos de um dia, parece de fato apontar o futuro. Que sirva de exemplo.
Todas as imagens: Reprodução
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