Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O massacre ocorrido em uma boate gay na cidade de Orlando, nos EUA, há de servir para olharmos para nossos próprios horrores. E lamentavelmente oportunidades não faltam no Brasil. No mesmo final de semana do crime contra a comunidade homossexual na Flórida, dois professores de Santaluz, cidade no sertão da Bahia, foram carbonizados dentro do porta-malas de um carro, às margens da rodovia BA-120. O motivo foi o mesmo de outros milhares de crimes cometidos anualmente no Brasil: homofobia.
Edivaldo Silva de Oliveira e Jeovan Bandeira lecionavam na mesma escola estadual, e deixaram o local por volta das 22hs da última sexta-feira. Menos de uma hora depois, o carro carbonizado com os dois corpos dentro foi encontrado. Conhecido como Nino, Edivaldo teve de ser identificado pela arcada dentária. O outro corpo ainda passará por identificação, mas a família acredita ser de Jeovan, desaparecido desde sexta-feira.
Conhecido como Nino, Edivaldo foi enterrado nesta terça-feira, diante de centenas de moradores da cidade, que marcharam em um indignado cortejo por duas horas. Sua casa foi encontrada revirada, mas nenhum objeto de valor havia sido roubado. Ambos eram muito queridos em toda a cidade, e não tinham inimigos ou motivos para sofrerem tamanha barbárie.
Somente neste ano e segundo dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia, 16 assassinatos foram cometidos no estado por motivo de ódio contra membros da comunidade LGBT só em 2016 – 123 homicídios da mesma natureza foram cometidos no Brasil.
Se há algo a se retirar de tais atos de barbárie é que tais crimes de ódio não são exclusividade de nenhuma cidade ou país, e lembrar da urgência de se criminalizar de vez a homofobia, especialmente em um país como o Brasil, em que esse tipo de ato cada vez mais se multiplica e é tratado com indiferença pelas autoridades locais. Orlando, afinal, também é aqui.
© fotos: Uoston Pereira/Divulgação
Publicidade
Em sua festa de casamento, Jessica Cox jogou o buquê e uma de suas amigas o pegou. O que tem demais nisso? Ambas...
Nem todos os abrigos de animais são repletos de canis. Neste aqui, os bichanos vivem em aconchegantes chalés em...
Uma mulher está sendo chamada de "justiceira" na Rússia, pois ela começou a fazer algo que intimamente já desejamos...
Para entender um pouco mais a razão de ser da luta das mulheres, e de que forma, entre tantas, o machismo foi sendo...
É bem comum ver uma mãe reclamando da alimentação dos filhos. Em geral, é comum pensar que apenas o que colocamos...
Não dá para negar que um animal de estimação muda a vida de qualquer pessoa. E isso não poderia ser melhor...
"Nasceram sem cor, numa família de pretos. Três irmãos que sobrevivem fugindo da luz, procurando alegria no escuro....
De um lado da venda, tomates, batatas e alho. Do outro, prateleiras cheias de livros dos mais variados estilos. Quem...
Um revolucionário. Um mártir que não aceita as celas. Um sujeito que sempre batalhou pela liberdade de seus iguais....