Inspiração

No mesmo final de semana do massacre em Orlando, dois professores são carbonizados no sertão da Bahia

por: Redação Hypeness

O massacre ocorrido em uma boate gay na cidade de Orlando, nos EUA, há de servir para olharmos para nossos próprios horrores. E lamentavelmente oportunidades não faltam no Brasil. No mesmo final de semana do crime contra a comunidade homossexual na Flórida, dois professores de Santaluz, cidade no sertão da Bahia, foram carbonizados dentro do porta-malas de um carro, às margens da rodovia BA-120. O motivo foi o mesmo de outros milhares de crimes cometidos anualmente no Brasil: homofobia.

SANTALUZ2

Edivaldo Silva de Oliveira e Jeovan Bandeira lecionavam na mesma escola estadual, e deixaram o local por volta das 22hs da última sexta-feira. Menos de uma hora depois, o carro carbonizado com os dois corpos dentro foi encontrado. Conhecido como Nino, Edivaldo teve de ser identificado pela arcada dentária. O outro corpo ainda passará por identificação, mas a família acredita ser de Jeovan, desaparecido desde sexta-feira.

SANTALUZ1

Conhecido como Nino, Edivaldo foi enterrado nesta terça-feira, diante de centenas de moradores da cidade, que marcharam em um indignado cortejo por duas horas. Sua casa foi encontrada revirada, mas nenhum objeto de valor havia sido roubado. Ambos eram muito queridos em toda a cidade, e não tinham inimigos ou motivos para sofrerem tamanha barbárie.

SANTALUZ4

Somente neste ano e segundo dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia, 16 assassinatos foram cometidos no estado por motivo de ódio contra membros da comunidade LGBT só em 2016 – 123 homicídios da mesma natureza foram cometidos no Brasil.

SANTALUZ5

Se há algo a se retirar de tais atos de barbárie é que tais crimes de ódio não são exclusividade de nenhuma cidade ou país, e lembrar da urgência de se criminalizar de vez a homofobia, especialmente em um país como o Brasil, em que esse tipo de ato cada vez mais se multiplica e é tratado com indiferença pelas autoridades locais. Orlando, afinal, também é aqui.

SANTALUZ3

© fotos: Uoston Pereira/Divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colegas de escola apoiam garoto de 5 anos em audiência de adoção