Estilo

Ocupação artística toma conta de casarão antigo do bairro Higienópolis em SP

por: Brunella Nunes

Fazer uso de espaços que estão sem uso ou sem inquilinos vem ganhando cada vez mais força e adeptos. No bairro de Higienópolis, em São Paulo, um casarão de 1930 foi alvo de uma ocupação artística que deu origem a mostra Visite Decorado, nome ideal para ilustrar as intervenções feitas pelos cômodos, trazendo à tona novos artistas contemporâneos.

Entre os meses de maio e junho, um grupo de 25 artistas elaborou trabalhos em diversas modalidades como vídeo, escultura, fotografia, performance, pintura, desenho, gravura, objetos, instalação, projeção, performance instalativa, entre outros. Ideias como esta já foram mostradas aqui no Hypeness, como a ocupação de grafiteiros num convento abandonado.

A iniciativa é a terceira do tipo comandada pelo projeto IsCream, que ocupa lugares ociosos da cidade com instalações artísticas, colocando em pauta os processos criativos da arte contemporânea, fazendo uma ressignificação do espaço e mostrando o potencial de jovens artistas que ali encontram uma plataforma real para suas experimentações e inquietações.

Clara Gueller Benfatti

iscream

Grande parte deles são alunos ou ex-alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que estão em processo de criação e acompanhamento de produção, sob orientação do professor Marcos Moraes, curador e coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP; dos artistas plásticos Georgia Kyriakakis e Luiz Roque; das curadoras e críticas de arte Ananda Carvalho e Ana Luisa Lima.

O projeto começou numa antiga fábrica de luvas, situada no bairro do Glicério, e a segunda, denominada InLar, aconteceu na antiga clínica Instituto da Laringe, na Vila Clementino, sendo demolida logo após a exposição. 

Cleo Döbberthin

visitedecorado9

Rafaela Foz

visitedecorado2

Gokula Stoffel

visitedecorado14

Camilla Bologna

visitedecorado8

Beatriz Chachamovits

visitedecorado7

Alexandre Batista

visitedecorado6

Camilla Bologna

visitedecorado4

Fernanda Galvao

visitedecorado3

Luiz Queiroz

visitedecorado

Rita Damasceno

visitedecorado10

Caroline Vargas

i see hearts2

i see hearts

Beatriz Chachamovits

visitedecorado13

Maristela Cabello

visitedecorado12

visitedecorado11

Todas as fotos: divulgação/IsCream

*Juntos, o Hypeness e a Desperados criaram um canal especial para os notívagos, artistas  e trangressores de plantão. Acreditamos que as madrugadas são territórios férteis de criatividade, subversão e ousadia. Acompanhe a serie Madrugada Desperada e conheça algumas das estrelas desse cosmos conturbado e surrealista.

Para ver todos os posts do canal, clique aqui!

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vans lança coleção dedicada a ‘O Estranho Mundo de Jack’, de Tim Burton