Sustentabilidade

Os islandeses descobriram uma maneira de transformar suas emissões de carbono em rochas

por: Redação Hypeness

Não é só na Eurocopa que a Islândia vem fazendo bonito. A remota ilha, situada a noroeste do Reino Unido, é uma das principais afetadas pelas mudanças climáticas causadas pela emissão de CO2. Com pressa para reverter a situação, os islandeses apresentam um método interessante no combate ao gás: o projeto CarbFix.

Boa parte da produção de energia elétrica da Islândia vem de usinas geotérmicas – ou seja, utilizando o calor proveniente do interior da Terra. Pode parecer uma energia limpa, mas a usina de Hellisheidi, a maior do país, emite 40 mil toneladas de CO2 por ano.

Ainda que isto signifique uma pequena fração da emissão de usinas de combustíveis fósseis do mesmo porte (5%, para ser exato), os islandeses querem fazer a sua parte. Afinal, não é só porque a praia já está suja que você não vai jogar seu copinho fora, correto?

carbfix1

O CarbFix nasceu exatamente na usina de Hellisheidi, fruto de uma parceria entre a companhia nacional de energia e diversas universidades. A ideia é capturar o gás carbônico presente no vapor liberado pela usina e injetá-lo no solo. Como as rochas locais são altamente reativas ao CO2, ele logo se solidifica e se transforma em minerais. Pedrinhas de carbono inofensivas para o meio ambiente.

“Entre 80 e 90% do que injetamos foi mineralizado dentro de um ano. É um método bastante eficiente”, explica Edda Aradotti, gerente da Reykjavik Energy. Soluções criativas na busca por um planeta mais limpo. Que a pequena Islândia sirva de exemplo para o mundo inteiro!

carbfix2

carbifx3

carbifx4

carbifx5

carbifx6

carbifx7

carbfix8

carbfix9

carbfix10

Saiba mais sobre o Carbfix na página do projeto!

Todas as imagens © Divulgação/Reprodução Carbfix.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emissões de carbono no Reino Unido caíram 29% na última década