Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A dura luta contra o preconceito e a homofobia possui aspectos cruéis que somente quem vive sabe a dureza de enfrentá-la. Muitas vezes essa luta começa onde deveríamos nos sentir mais acolhidos e protegidos: em casa. Hoje, nos EUA, há uma nova classe de moradores de rua crescendo em triste velocidade, formada justamente por adolescentes homossexuais expulsos de casa.
Os números assombram. Segundo cálculo do Centro de Progresso Americano, mais de 300 mil jovens tiveram de recorrer a abrigos públicos após serem mandados embora de casa pelos próprios pais por sua orientação sexual – revelando assim um lado pouco debatido sobre a luta LGBT em todo mundo.
Sair do armário é gesto fundamental, tanto para o homossexual deixar de ter de esconder sua própria identidade, como enquanto gesto político, a fim de exibir a real proporção e afastar mitologias, generalizações e preconceitos sobre o tema. Ainda assim, as reações familiares muitas vezes são brutais e extremas.
Estudos feitos nos EUA indicam que a grande maioria desses jovens expulsos saem de casas conservadores e profundamente religiosas. Nesses contextos, compreender a homossexualidade como algo natural é intensamente mais difícil. Quase metade dos gays norte-americanos saem de casa pouco tempo depois de revelarem tal informação para a família – a maioria contra a própria vontade.
Assim, instituições especializadas na adoção de jovens em abrigos tem incentivado especificamente a escolha por jovens homossexuais rejeitados pelas famílias. Tais movimentos acontecem também por iniciativas pessoais, e são diversos os casos de cidadãos que vêm a público oferecer a própria casa para receber esses jovens.
Costumeiramente, em momentos de afirmação, as reações contrárias costumam ser equivalentes em intensidade. Diante de momentos de barbárie como o que aconteceu na boate Pulse, em Orlando, e de dados medievais como os revelados por essa pesquisa, é que se torna ainda mais importante que homossexuais assumam-se como são: seres humanos simplesmente, iguais a todos, com direitos, deveres, e dores. Algumas dessas dores, no entanto, precisam deixar de existir.
© fotos: divulgação
Recentemente o Hypeness mostrou a lição contra a homofobia dada por um aluno em seus colegas de classe. Relembre.
Publicidade
Se você optou não comer carne e não aguenta mais ouvir a pergunta "mas então o que você come?", bem-vindo ao...
Nas areias de Hungtington Beach, na Califórnia (EUA), Joshua Kaufman beijou a mão de Daniel Gillespie, desceu a seus...
Se você achava que já conhecia os limites da fofura, prepare-se, pois quando menos esperamos, a internet é capaz de...
É inevitável, em algum momento da vida todo ser humano vai sofrer de dor nas costas. Os motivos são muito variados e...
Basta uma pequena caminhada em meio à natureza para se ter certeza do bem estar que ela nos traz, ao ponto que muitas...
Quando em outubro, no Festival do Rio de Janeiro, a diretora Petra Costa discursou sobre a necessidade do feminismo...
Não sabemos lidar com catioros fofíneos. Quando eles estão no Instagram então, é praticamente impossível não se...
Uma mulher está sendo chamada de "justiceira" na Rússia, pois ela começou a fazer algo que intimamente já desejamos...
Qualquer pessoa que conheça a história da modelo Flavia Flores diria que sua trajetória daria um livro. Tanto é...