Arte

Projeto convoca sobreviventes de estupro ou abuso para a criação de um monumento-protesto coletivo

Redação Hypeness - 03/06/2016

Em tempos em que as vítimas acabam pagando o pato pelos abusos sofridos, uma iniciativa está buscando chamar a atenção para os crimes de estupro e abuso sexual dando voz às mulheres que passaram por estas situações. Quem convida as vítimas a se fazerem ouvidas é o projeto The Monument Quilt.

A ideia é simples: cada sobrevivente pode usar um quadradinho de tecido para contar a sua história ou fazer um desabafo. Algumas mulheres usam o espaço para pedir justiça, enquanto outras apenas lembram que “não é não” – algo que todo mundo deveria entender – e há ainda as que prefiram se expressar por meio de ilustrações.

Todas as histórias, juntas, formam um enorme monumento que mostram que as vítimas de crimes sexuais não estão sozinhas. A peça está sendo exibida em espaços públicos ao redor dos Estados Unidos para mostrar que estas mulheres merecem atenção e aumentar a conscientização a respeito da violência contra a mulher.

O monumento final será exibido no National Mall, em Washington D.C., em outubro de 2017. Até lá, espera-se contar com a participação de cerca de 6 mil mulheres – por enquanto, mais de 1.200 já enviaram suas histórias.

quilt1

quilt2

quilt3

Temos que perder o medo para poder falar e dizer o que sentimos

quilt4

Mulher, não seja uma ave cativa. Decide-te: voa livre

quilt5

quilt6

Meu valor

quilt7

Fui estuprada por 2 ou 3 homens enquanto estudava fora. Estou encontrando minha voz de novo e você também pode.

quilt8

Sou valiosa

quilt9

Sobrevivente

quilt10

Foi estupro

quilt11

Não estamos sozinhas

Todas as fotos: Reprodução The Monument Quilt

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.