Em tempos em que as vítimas acabam pagando o pato pelos abusos sofridos, uma iniciativa está buscando chamar a atenção para os crimes de estupro e abuso sexual dando voz às mulheres que passaram por estas situações. Quem convida as vítimas a se fazerem ouvidas é o projeto The Monument Quilt.
A ideia é simples: cada sobrevivente pode usar um quadradinho de tecido para contar a sua história ou fazer um desabafo. Algumas mulheres usam o espaço para pedir justiça, enquanto outras apenas lembram que “não é não” – algo que todo mundo deveria entender – e há ainda as que prefiram se expressar por meio de ilustrações.
Todas as histórias, juntas, formam um enorme monumento que mostram que as vítimas de crimes sexuais não estão sozinhas. A peça está sendo exibida em espaços públicos ao redor dos Estados Unidos para mostrar que estas mulheres merecem atenção e aumentar a conscientização a respeito da violência contra a mulher.
O monumento final será exibido no National Mall, em Washington D.C., em outubro de 2017. Até lá, espera-se contar com a participação de cerca de 6 mil mulheres – por enquanto, mais de 1.200 já enviaram suas histórias.



Temos que perder o medo para poder falar e dizer o que sentimos

Mulher, não seja uma ave cativa. Decide-te: voa livre


Meu valor

Fui estuprada por 2 ou 3 homens enquanto estudava fora. Estou encontrando minha voz de novo e você também pode.

Sou valiosa

Sobrevivente

Foi estupro

Não estamos sozinhas
Todas as fotos: Reprodução The Monument Quilt