Inovação

Quando o ciclista aperta esse botão, prefeito recebe email sobre os perigos do trânsito

por: Redação Hypeness

O ano de 2015 registrou o menor número de mortes de ciclistas no trânsito de Londres nos últimos anos: oito, contra 13 em 2014 e 14 em 2013. Um indício de melhora, mas uma quantidade ainda muito alta, especialmente se comparada a outras metrópoles europeias. Foi pensando na segurança dos que andam de bicicleta na capital inglesa que o Give a Beep surgiu.

O projeto começa com a instalação de um botão no guidão da bicicleta, conectado ao celular do ciclista via Bluetooth. Quando o usuário percebe algum problema em seu percurso – um buraco na ciclovia, má sinalização, cruzamento perigoso etc -, basta apertar o botão.

Imediatamente, o local exato do problema é assinalado no mapa do Give a Beep, que passa a servir como guia para quem deseja pedalar com segurança em Londres. Mas um detalhe deixa tudo ainda mais interessante: a cada vez que o botão é pressionado, o prefeito Sadiq Khan recebe um alerta em seu email. Uma forma eficiente de chamar a atenção para as demandas dos ciclistas.

beep1

 beep2

“A iniciativa ajuda as pessoas a canalizarem sua frustração, além de promover nossa união. É importante que todos que pedalam ou querem pedalar trabalhem juntos para mudar a situação. Juntos e fortes, podemos encorajar o prefeito a agir mais rápido para transformar Londres na cidade amigável às bicicletas que merecemos.”, afirma a mensagem do vídeo da campanha.

A ideia concebida pela empresa sueca Hovding é um sucesso. Basta dar uma olhada no mapa do Give a Beep para constatar os centenas de problemas já assinalados pelos usuários. Agora é torcer para que a onda colaborativa inspire outras cidades e renda frutos concretos para a segurança dos ciclistas.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=1_YW6R1HjyY”]

beep3

beep5

beep6

beep4

beep7

beep8

beep9

Imagens © Reprodução/Youtube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
THC, visto como ‘coisa de maconheiro’, reduz dores provocadas por fibromialgia, diz estudo