Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 15 festas juninas para se jogar em São Paulo

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Ah, Junho… Que mês mais maravilhoso para se estar vivo. No Brasil, é tempo de Festas Juninas, uma época em que todo mundo enfrenta o friozinho só para curtir as delícias típicas da data e celebrar São João. Quadrilhas, casamentos caipiras, barracas do beijo e quermesses se espalham por São Paulo e nós te ajudamos na missão de escolher onde “pular fogueira”.

Ano passado também fizemos uma lista, que pode ainda render algumas dicas (não se esqueça de conferir as datas para 2016), afinal, grande parte das igrejas e paróquias seguem firmes e fortes nas quermesses. Mas nesta Seleção Hypeness resolvi incluir o lado B das festas juninas, aquelas festinhas maravilhosas que acontecem em lugares menos convencionais e ainda assim conseguem seguir as tradições de Arraial que a gente tanto ama.

Pegue seu chapéu de palha, coloque seu traje junino e simbora, meu povo!

1. Festa Junina do Pilantragi @ Casa das Caldeiras

A Casa das Caldeiras ganha uma festa junina gratuita comandada pelo coletivo Pilantragi no dia 5 de junho, das 15h às 20h. A data será celebrada com quadrilha, doces e salgados típicos, oficinas, espetáculos circenses, músicas regionais e outras viagens psicodélicas. Haverá também arrecadação de roupas em bom estado, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene pessoal destinados à Casa Transitória Fabiano de Cristo, em São Paulo.

casacaldeiras

2. Arraiá do Síndico @ Cine Joia

No dia 04 de junho, a partir das 23h30, o Cine Joia recebe um arraial completo com direito a quadrilha, barraquinhas, brincadeiras (barraca do beijo, sô), fogueira cenográfica, milhares de bandeirinhas sobrevoando a pista. A noite é comandada pela festa Eu Vou Chamar o Síndico, regada a brasilidades e show ao vivo da Thainá Cardoso.

Arraia do Sindico

3. Arraial Nos Trilhos @ Mooca

Em meio aos vagões de trem no bairro da Mooca e com direito a passeio de Maria Fumaça, o arraial Nos Trilhos acontece em três dias: 19 de junho, 16 e 17 de julho. O público vai se divertir com brincadeiras de São João, quadrilha, música regional brasileira, comidas típicas e um casamento inusitado, já que ano passado a noiva chegou ao altar descendo de rapel do viaduto!

Arraial nos Trilhos

4. Festa Junina @ Templo Zu Lai

O belo templo Zu Lai, que já mostramos aqui, terá uma festa junina gratuita organizada pelo grupo de escoteiros Blia. No dia 12 de junho, o local será tomado por brincadeiras juninas diversas, quadrilha caipira e comidas típicas vegetarianas, afinal, é um templo budista.

ZuLai-13

5. Grande Arraiá @ Centro Cultural Rio Verde

Dono de um dos espaços mais charmosos da cidade, o Rio Verde terá um grande arraial no dia 4 de junho. Vai ter xote, baião e xaxado, comidas típicas, correio elegante, quadrilha, cadeia, bandeirinhas, decoração junina e xamego, porque ninguém é de ferro.

6. Arraial do Bloco Casa Comigo @ Fabrica Pandora

Um dos blocos mais conhecidos do carnaval paulistano, o Casa Comigo faz uma versão junina no dia 11 de junho. O evento será movido a brincadeiras, quentão, comidinhas, música nordestina e, quem sabe, um pedido de casamento.Bloco Casa Comigo

7. Festa Junina Vegana @ Colégio Santa Amália

Nos dias 2 e 3 de julho, o bairro da Saúde será palco para uma festa junina vegana. Refeições, lanches, salgados e doces estarão a venda por até R$ 15, além de vinho quente e quentão sem alcool. O evento também contará com barracas de brincadeiras, música, teatro e palestras em prol da causa animal.

festa junina vegan

8. Tarado no Arraiá @ The Week

Estreiando uma primeira festa de São João em São Paulo, o Bloco Tarado Ni Você anima a cidade no dia 26 de junho. O evento contará com quentão, amendoim cozido, milho verde, quadrilha, correio elegante, trio nordestino, muito arrasta pé, DJs e uma apresentação da banda do Tarado.

Tarado Ni Voce

9. Calefação Tropicaos @ Casa da Luz

A Casa da Luz recebe o coletivo Calefação Tropicaos para um arraial completo no dia 18 de junho. Quadrilha, quentão, doces típicos, artes, intervenções e barraca do beijo consentido são as atrações da noite. Antes, no dia 4 de junho, a Trackers terá uma edição junina da festa, que irá focar em forró e ritmos juninos nordestinos; e no dia 12 de junho ocupa a Casa das Caldeiras.

Calefaçao Tropicaos

10. Pilantragi Junina @ Bebo Sim

Mais uma festa Pilantragi? Sim e também é gratuita. O bar Bebo Sim, que já tem uma decoração São João, será ocupado pela festa no dia 19 de junho, com brasilidades, surpresas e, é claro, comida! Caldinho, pinhão, arroz doce e pamonha são algumas das delícias preparadas pelo cozinheiro Rodrigo Isaias Rocha.

bebo sim

11. Arraial @ Cave Pool

Se você quer curtir um evento junino sem deixar o skate de lado, o seu rolê é dia 25 de junho. A Cave Pool, que já mostramos aqui, organiza um arraial com apresentação das bandas Peixeletrico e Brasilites Ska. O pool será liberado para que todos se divirtam e quando bater a fome, recorra à mesa de doces e salgados típicos. A boa notícia é que ninguém precisa se preocupar com o traje, afinal, todo skatista que se preze já tem uma roupa xadrez no armário.

CavePool

12. Festa Junina @ Prato do Dia

O boteco Prato do Dia sabe festejar a vida e não fica de fora das celebrações juninas. No dia 19 de junho, o Cordão Carnavalesco do bar fecha um trecho da Rua Barra Funda para montar sua quadrilha. Além disso vai ter bingo, música, quentão, vinho quente, doces e salgados típicos e sorteios surpresa. Você também pode levar agasalhos para doar e tornar aquecer o inverno de alguém que precisa.

Boteco Prato do Dia

13. Arraiá Acreano @ House of Food

Pra quem ainda acha que o Acre não tem nada de bom, eis uma boa oportunidade de rever conceitos. A House of Food (que já mostramos aqui) recebe a galera do Tucupi no dia 11 de junho, que irá preparar delícias típicas da culinária acreana. Quer exemplos? Quibe de arroz, quibe de macaxeira, Vatapá e galinha picante.

arraial acreano

14. Festa Junina @ Bolovo

A Bolovo Produções organiza um evento junino no dia 4 de junho com trilha sonora comandada pela banda O Bardo e O Banjo. Enquanto isso a galera de diverte com biribinhas, tiro ao alvo com chumbinho e quadrilha narrada pelo Google Tradutor. Na hora da larica, delícias juninas, quentão e cerveja também comparecem.

Bolovo

15. Quermesse Vegana @ Praça Domingos Luis

Mais uma oportunidade para quem é vegan. A Motivação Vegana organiza um evento no dia 5 de junho com o objetivo de não só celebrar a data, mas conscientizar a população em relação ao veganismo. Vai ter feirinha de adoção, aulas abertas, exposição e venda de produtos livres de origem animal, feijoada, samosas, guiozas, tortas, chocolates e outras delícias veganas.

festa junina vegana

Todas as fotos: divulgação

Publicidade Anuncie


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estas duas mulheres deixaram o programa The Bachelor em nome do amor