Arte

UTI para bebês em SP usa música para levar esperança para as famílias

por: Redação Hypeness


Dias difíceis dentro de um hospital podem ser um pouco mais tranquilos se adicionado um pouco de música – que acolhe os ouvidos e alma! Um coletivo de músicos se junta para levar esperança e afeto entre quartos e corredores. Aquele tipo de coisa que muda o mundo, sabe?

O grupo Saracura é um coletivo que pratica a humanização a partir da música. Todos os músicos são profissionais e estão instruídos para trabalharem com pacientes em recuperação. Ou seja, as músicas são calmas e de melodias agradáveis e relaxantes. As visitas são regulares e acontecem em alas hospitalares (Internação, Semi-UTI e UTI) tanto para crianças quanto para adultos.

A doutora Marina Raimondi, neonatalogista do Instituto da Criança, conta que o clima fica muito mais tranquilo, tanto para os pacientes quanto para o equipe médica. “A frequência cardíaca reduz um pouquinho…“.


Certificados por leis estaduais e federais, o grupo conta também com o auxílio de profissionais da saúde que os instruem sobre práticas psicológicas e até de higiene, pois as regras de uma UTI são bem mais rígidas do que uma simples visita a um paciente no quarto.

Hoje entre os hospitais atendidos estão: AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), GRAACC
(Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), HCor (Hospital do Coração), HIS Sabará (Hospital Infantil do Hospital Sabará), Hospital São Paulo, ICr – Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da FMUSP), Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a UCINE –
Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (Hospital das Clínicas da FMUSP).

Saracura1

O Saracura considera fundamental pesquisar e resgatar o cancioneiro popular infantil, que são as cantigas entoadas pelas crianças em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Essas melodias passam de geração a geração, entoadas pelos adultos para entreter, embalar e fazer adormecer as crianças.

Eles também não se esquecem da alegria e do bem-estar. E com a missão de fazer o dia das pessoas -e deles- ainda melhor, eles saem espalhando amor pela cidade a partir de flautas, violões, trompetes junto de vozes doces e delicadas. Conheça um pouco mais do trabalho abaixo e para ajudar, acesse aqui.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FdvE6v9ygpo”]

SARACURA

Saracura2

Todas as fotos © Grupo Saracura / Reprodução Instagram

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Christopher Plummer faleceu aos 91 anos mas separamos 5 filmes seus – entre muitos outros – que você precisa ver