Inovação

Veja como uma aposta ajudou a ‘distribuir’ 15 milhões de dólares para pagar dívidas de saúde das pessoas

por: Redação Hypeness

Quem acompanha o trabalho do apresentador e jornalista inglês John Oliver sabe que ele gosta de questionar, com humor e inteligência, toda e qualquer esfera da política, economia ou cultura americana. Não há nada que esteja imune ao olhar crítico e à sátira iconoclasta e implacável de Oliver. Nem mesmo Oprah e sua famosa generosidade com sua plateia.

OLIVER5

A mais famosa apresentadora do mundo costumava presentear sua plateia com presentes caros oferecidos pelos patrocinadores. Certa vez, porém, Oprah superou qualquer expectativa ao oferecer aos 300 expectadores em seu estúdio um carro para cada um. Pois esse “recorde” de Oprah acaba de ser batido por John Oliver, em um recente episódio de seu programa, Last Week Tonight.

The 77th Annual Academy Awards - Arrivals

O tema do episódio era a compra e venda de dívidas pessoais nos EUA, e o quanto essas dívidas fomentam uma enorme indústria de juros, cobranças indevidas, constrangedoras e até ameaçadoras sobre valores obscenos e ilegais.

OLIVER7

Para ilustrar sua crítica, Oliver abriu ele mesmo uma empresa de compra de dívidas, e adquiriu imediatamente o direito de cobrança sobre dívidas em torno de 15 milhões de dólares pagando menos de seis mil dólares por elas. (Veja abaixo o episódio na íntegra, sem legendas)

No lugar de cobrar por essas dívidas, Oliver decidiu no entanto simplesmente perdoá-las. Enquanto os carros de Oprah, hoje aposentada da TV, custaram 8 milhões de dólares, o perdão de Oliver valeu 15 milhões.

OLIVER1

John Oliver in New York.

O que Oliver quis ilustrar era a necessidade de se proteger os consumidores, endividados ou não, de uma indústria parasitária e perigosa. Concretamente, porém, ele de fato adquiriu e perdoou 9 mil dívidas pessoais no valor de 15 milhões de dólares – o que fez dele, como ele próprio clamou, ao fim do programa, sob uma chuva de dólares, o novo rei da generosidade – e da crítica política – na TV americana.

OLIVER4

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gaúchos criam modelo de casa que pode ser construída em menos de dois dias