Inspiração

Vídeo emocionante mostra como a ciência permitiu que deficientes auditivos escutassem pela primeira vez

por: Redação Hypeness

Muitos de nós não temos como lembrar da primeira vez em que vimos ou ouvimos algo. Agora imagine só passar a sua vida toda sem poder escutar por conta de uma deficiência e, de repente, poder sentir o som. Um vídeo emocionante registra este momento na vida de deficientes auditivos. Prepare o lencinho!

Tudo isso é possível graças a um Implante Coclear (ou ouvido biônico) (IC), um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que proporciona aos seus usuários uma sensação auditiva. Tudo isso graças a um procedimento cirúrgico que consiste de um microfone externo, um processador de som e um sistema de transmissão.

Um implante coclear recebe o som do meio ambiente externo, processa-o e envia pequenas correntes elétricas para perto do nervo auditivo. Essas correntes ativam o nervo, que, em seguida, envia um sinal para o cérebro. O cérebro aprende a reconhecer este sinal e a pessoa experimenta isso como “algo que está ouvindo”, simulando a audição natural, em que o som cria uma corrente elétrica que estimula o nervo auditivo. No entanto, o resultado não é o mesmo que a audição normal.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=rkyXWoBgq1I”]

Os implantes podem ajudar adultos e crianças com surdez neurossensorial severa ou profunda, pois este tipo de surdez é causada por uma lesão grave na cóclea ou no nervo auditivo, ambos que ficam na orelha interna. Isso faz com que a pessoa não consiga mais captar e transformar as vibrações mecânicas, mesmo de sons muito amplificados, em impulsos elétricos para o nervo auditivo. E é aí que entra o aparelho, que estimula eletricamente o nervo auditivo, o qual conduz esses estímulos ao cérebro.

E sim, eles já podem ser colocados no Brasil – e pelo SUS 🙂

Imagem via Facebook

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulheres impulsionam aumento da prática de atividades físicas em 2020, aponta pesquisa