Inspiração

Vídeo mostra como uma simples pesquisa no Google diz tanto sobre a desigualdade racial

por: Redação Hypeness

Apesar de algumas pessoas insistirem em dizer que não há desigualdade na forma como as pessoas negras são tratadas, podemos observar as diferenças em vários momentos cotidianos, inclusive fazendo uma simples busca no Google.

Um usuário do Twitter postou um vídeo mostrando a diferença entre as imagens que aparecem ao se pesquisar “Three Black teenagers” (“Três adolescentes negros”) e “Three White teenagers” (“Três adolescentes brancos”). O vídeo teve mais de 60 mil retweets.

A primeira busca tem como principais resultados fotos de jovens negros sendo presos ou acusados de crimes. Já a segunda mostra principalmente modelos brancos sorridentes em “stock photos”, imagens de catálogos de venda de fotos.

grid-cell-25819-1465408218-4

Isso significa que o Google é racista? Não exatamente. Os resultados são baseados em cálculos que incluem a frequência com que cada tipo de foto é postada e na descrição dada por quem as publica. Esse pequeno teste, que tem resultados parecidos em português, revela algo sobre a forma como brancos e negros são representados.

1

2

Enquanto a maioria das fotos dos jovens negros vem de sites de notícia, a maioria das imagens de adolescentes brancos vem de sites de venda de fotos. Os comentários, infelizmente, têm muito chorume e gente dizendo que negros cometem mais crimes.

Esse argumento ignora a relação entre a marginalização social que atinge com mais força os negros e a criminalidade; e também o fato de que, em notícias sobre crimes cometidos por brancos, dificilmente a cor da pele dos acusados é citada, diferente do que acontece com os negros. Além disso, podemos concluir que, nos sites de vendas de foto, há uma maior demanda por imagens de jovens brancos que de jovens negros.

Alguém discorda de que temos um problema sério de representatividade?

Leia também: Buscas no Google foram usadas em uma campanha da ONU sobre o machismo: Campanha impactante mostra o que as pessoas ainda pensam das mulheres

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Empreguei o homem que me abandonou grávida’: a história de luta desta empresária é inspiradora