“Você não deveria estar andando sozinha”, foi o que uma garota ouviu após ser violentada. É de estraçalhar o coração – e a alma, porque pior ainda é saber que não foi só uma mulher que foi obrigada a ouvir esse tipo de absurdo, foram várias. Este ensaio vai te mostrar o que elas escutaram depois de serem estupradas. Prepare-se, pois é lamentável.
A fotógrafa Yana Mazurkevich, nascida na Bielorrúsia, e que hoje vive em Nova York, fez a série “Sexual Assault” (Abuso Sexual) como um alerta pra cultura do estupro, mostrando que as vítimas ainda são vistas como culpadas – por usarem saia curta, por descuidarem da bebida ou até por serem simpáticas demais.
Aqui no Brasil o assunto passou a virar pauta após o estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro. Lá nos EUA, a fatalidade que ganhou as manchetes foi da garota estuprada na universidade de Stanford – em que o juiz defendeu o estuprador, dizendo que ele estava bêbado e que “apenas cometeu uma besteira“. A vítima escreveu uma carta de desabafo que vale a pena ler.
Com o intuito de mostrar que a culpa não é da vítima e que o estupro é crime – e é sim 100% culpa de quem o cometeu -, Yana reuniu algumas mulheres para contarem o que ouviram após o abuso. Para ver e refletir:

“Eu não posso dizer NÃO para o meu namorado“
O trabalho dela também foi compartilhado por diversos veículos internacionais, entre eles a plataforma Current Solutions, dedicada a difundir a consciência sobre a violência baseada de gênero. Vamos fazer a nossa parte. Quem sabe assim a gente também não muda um tantinho de mundo e traz um pouco mais de consciência, respeito e liberdade.

“Eu deveria ter esperado que isso ia acontecer“

“Eu estava sendo muito simpática“

“É minha culpa. Eu estava bêbada“

“Eu deveria saber como me proteger“

“Eu não deveria ter largado a minha bebida“

“Minha saia era muito curta“

“Eu não deveria estar andando sozinha“
Todas as fotos © Yana Mazurkevich