Inspiração

Zelador de 54 anos consegue diploma de engenheiro na universidade que limpava diariamente

por: Redação Hypeness

Nunca é tarde para recomeçar. A velha máxima pode soar batida, mas não é fácil de colocar em prática. Foi através de muito suor, dedicação e sacrifício que Michael Vaudreuil conseguiu se formar em uma universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos – a mesma na qual trabalhou por anos como zelador.

Michael já tinha seus quarenta e tantos anos quando a crise financeira de 2008 lhe atingiu em cheio. Sua empresa, que prestava serviços de reboco em construções, a exemplo de todo o setor imobiliário, foi à falência. Casado e pai de três filhos, Michael não teve alternativas. Engoliu o orgulho e aceitou o único emprego disponível, ainda que por metade de seu antigo salário: zelador no Instituto Politécnico de Worcester (WPI).

Deprimido com a reviravolta em sua vida, Michael a princípio não pensou em estudar. Enquanto os alunos dividiam-se entre livros, provas e momentos de lazer, ele cuidava da limpeza de banheiros, corredores e salas de aula. Como entre os benefícios oferecidos pelo emprego estava a oportunidade de abrir uma matrícula sem custos, resolveu tentar psicologia. Em um segundo momento, optou pela cadeira definitiva: engenharia mecânica.

Eu comecei a assistir às aulas para ocupar meu tempo de forma construtiva e para tirar minha cabeça do pesadelo que estávamos passando. Levei um dia de cada vez. Depois de um tempo percebi que se eu continuasse eu poderia conseguir um diploma“, contou ao Washington Post.

zelador1
Foto de Joyce Vaudreuil

Foram anos de muita correria. Michael ia às aulas pela manhã, trabalhava das três da tarde às onze da noite e ainda fazia as lições nos intervalos. Diversos empregados da faculdade já tinham se aventurado como estudantes, mas ninguém havia conseguido se formar até então. Mas ele se recusou a desistir e finalmente, aos 54 anos, recebeu seu diploma de engenheiro.

Seu nome foi um dos mais aclamados na cerimônia de formatura da WPI. Sorridente, o homem grisalho recebeu o canudo, comemorou e foi aos braços da família sob uma chuva de aplausos. Michael Vaudreuil deu a volta por cima.

zelador2

zelador3

Imagens © Worcester Polytechnic Institute

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Namorados presos juntos em Auschwitz se encontraram 72 anos depois