Inspiração

A habilidade dos índios brasileiros com o arco e flecha faz nascer atletas olímpicos

Redação Hypeness - 19/07/2016 | Atualizada em - 20/07/2016

Espalhar o amor por um esporte olímpico e ainda valorizar a autoestima de uma população, através de uma cultura profunda e secular local, foi a maneira que o Virgílio Vianna encontrou de integrar as olimpíadas com a esquecida e sofrida, forte e vibrante população do norte do Brasil. Para tal, criou-se o projeto Arquearia Indígena na Rio 16, valendo-se a facilidade quase natural e o estimulo essencial nas populações indígenas para o manejo do arco e flecha a fim de formar atletas olímpicos na modalidade do tiro ao arco.

Arco6

A ideia visa não só incentivar o esporte, mas também valorizar as tradições e a própria população indígena. Depois de um extenso processo de seleção, 12 jovens foram escolhidos e treinaram na Vila Olímpica de Manaus. Classificados para competições internacionais, Nelson Silva, da etnia Kambeba, ficou em 1º lugar nas seletivas da categoria cadete. Na categoria juvenil, dois indígenas também ficaram em 1º e 2º nas seletivas, em 2016.

Marcia Lot e seus alunos Marcia Lot e seus alunos

É a professora Marcia Lot quem enfrenta a dura tarefa de entrar nas tribos, encontrar os talentos e treina-los para que se tornem atletas de alto rendimento. Coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável, o projeto visa principalmente aumentar a confiança das populações indígenas e mostrar a importância desses povos às populações principalmente a partir de suas culturas. É uma maneira relevante de começar a se reparar um pouco ao menos a grande dívida que possuímos com as populações indígenas brasileiras.

Arco5

Arco4

Arco3

Arco2

Arco1

© fotos: divulgação/FAS

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.