Inspiração

Aracaju ganha primeira escola pública Waldorf do Nordeste

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Os entusiastas da pedagogia Waldorf já têm motivos para comemorar no Nordeste! A região acaba de ganhar a primeira escola pública do gênero. É a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Calumby Filho, em Aracaju, Sergipe. O projeto foi uma iniciativa dos professores da rede pública municipal.

Para capacitar os professores do município na Pedagogia Waldorf, o Instituto Social Micael, parceiro da iniciativa, lançou uma pós-graduação em parceria com a Faculdade São Luís de França. O curso tem uma carga horária de 1.600 horas e está aberto a professores da Rede Municipal de Aracaju.

Não há dúvidas de que é um projeto ousado e um significativo passo para a quebra do estigma negativo que cerca o ensino público no País, de um modo geral“, informou o Instituto em seu blog.

emei1

A escola foi inaugurada no dia 28 de junho no bairro 17 de Março e deverá ter capacidade para 102 crianças em turno integral ou 240 em turno único. Ao todo, a instituição conta com oito salas de aula voltadas à creche e ao ensino fundamental e infantil.

A Pedagogia Waldorf é baseada na filosofia da educação proposta por Rudolf Steiner e busca integrar os desenvolvimentos físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O intuito é promover o ensino de maneira a criar indivíduos livres e integrados socialmente, com mais autonomia de pensamento.

Esta é também uma das primeiras escolas públicas a adotar a pedagogia Waldorf no Brasil. Outras instituições que optaram por esse viés foram a Escola Municipal Cecília Meireles e a Escola Municipal Vale de Luz (ambas em Nova Friburgo, RJ) e a Escola Comunitária Municipal Araucária (Camanducaia, MG), segundo informações do Instituto de Desenvolvimento Waldorf.

emei2

emei3

emei4

emei5

emei6

emei7

emei8

emei9

emei10

Fotos via

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quem se beneficia com a obrigação de ser mãe? | Coluna