Fotografia

Artista português cria projeto pra retratar a alma secreta das ruas do Rio de Janeiro

por: Redação Hypeness

Encontrar cenários e narrativas novas dentro de uma cidade tão fotografada, registrada, conhecida e cantada como o Rio de Janeiro exige se lançar a uma busca tão criativa quanto incessante. Foi a tarefa a que se propôs o fotógrafo português Miguel Ribeiro, aproveitando seu olhar estrangeiro para descobrir cartões-postais secretos na capital carioca.

ALTERio7

Na procura por esse outro Rio de Janeiro, tudo é bem-vindo às lentes de Miguel: um beijo escondido, uma pelada registrada por entre as grades do campo, o esforço de uma rotina de trabalho nas ruas, e muito mais. Essa procura detetivesca de revirar as esquinas e paisagens do Rio se multiplicou através de oficinas ministradas gratuitamente pelo próprio Miguel. A missão fotográfica sai às ruas duas vezes por mês, para redescobrir e reinventar a cidade, num trabalho que Miguel chama de “geoficção”.

ALTERio6

Essa reunião de imagens de um cotidiano original, batizada de ‘Alter Rio’, se transformou em uma exposição ocorrida no espaço cultural Olho da Rua, em Botafogo. Quem quiser conhecer os Rios de Janeiro escondidos debaixo da cidade maravilhosa, pode visitar o site do projeto, que além das imagens oferece videos, artigos e até sugestões de lugares – ou sair pelas ruas cariocas de olhos bem abertos.

© fotos: Miguel Ribeiro

*Esse post faz parte da parceria entre o Hypeness e a Samsung, que criaram um canal especial (e bem inspirador!) para te mostrar como um bom smartphone faz toda a diferença. O novo Galaxy S7 foi feito para os inovadores, os aspirantes a fotógrafos, os aventureiros e os festivos.

Vale a pena seguir o canal aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inspirado em Bob Marley, fotógrafo de Gana é autor da melhor foto do ano