Inspiração

Atleta da reciclagem, catador vai carregar a tocha olímpica em São José dos Campos

por: Redação Hypeness

Rafael dos Santos, mas conhecido como Seu Bahia, veio, como seu apelido já diz, da Bahia para o sudeste em um pau de arara. Chegou em SP aos 11 anos, e logo começou a trabalhar, catando garrafas e papeis nas ruas. Aos 17 anos, foi trabalhar em uma empresa e, vendo o desperdício de materiais como alumínio e plástico pelos funcionários do local, começou a pensar na reciclagem.

SBahia5

E foi assim que conseguiu estudar e ajudar a tia que lhe criou na cidade grande. Seu Bahia chegou a ter outros empregos, asfaltando e instalando semáforos em São Paulo, mas o trabalho em empresa lhe fazia perder aulas na escola, e seu interesse pela reciclagem lhe chamava cada vez mais. Desde então é com isso que ele trabalha, ao longo dos últimos 30 anos.

Se eventualmente o ofício de catador já foi visto com olhares preconceituosos, a verdade é que cada um que trabalha com reciclagem merece nada menos que aplausos – afinal, são eles que realmente limpam a cidade e, assim, salvam um pouco o mundo. Seu Bahia sustentou seus 10 filhos, e garante que hoje seu ofício é bastante mais valorizado – como prova o fato de estar, por exemplo, dando uma palestra com desenvoltura e teatro cheio em um TEDx.

SBahia3

Ele foi um dos catadores escolhidos para o projeto Pimp My Carroça, que utiliza o grafitti e a reforma de carroças para retirar os catadores da invisibilidade e da precariedade.

SBahia2

E agora irá carregar a tocha olímpica, por indicação do Pimp, em São José dos Campos, no próximo dia 26 de julho. Verdadeiro atleta olímpico da reciclagem, Seu Bahia é um batedor de recordes que realmente melhoram o mundo. Se alguém merece ser agraciado pelo espírito olímpico e comemorado como o verdadeiro herói que é, esse alguém é Seu Bahia.

SBahia4

SBahia1

© fotos: reprodução

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela criou máscaras para surdos e vai distribuí-las de graça