Sustentabilidade

Cientistas explicam por que o leite de barata pode ser o alimento do futuro

por: Redação Hypeness

Muita gente pode estar disposta a passar forme se depender dessa notícia. Para um grupo de cientistas, uma espécie de “leite de barata” pode ser o superalimento que precisamos para alimentar a crescente população mundial no futuro. Tudo bem que já é bem estranho que um animal não-mamífero produza leite e quando se trata de um inseto a coisa parece ainda mais maluca, mas quem é a gente para discutir com a natureza, né?

Antes de fazer cara de nojinho, é bom saber que a proteína sequenciada fica localizada no intestino da barata, que serve como uma espécie de útero, e é QUATRO VEZES mais nutritiva que o leite de vaca. Só uma espécie do inseto asqueroso produz o leite: a Diploptera punctate, única a gerar filhotes ainda viva. Para alimentar os bebês, ela produz essa espécie de leite, que contém cristais de proteína.

leite

Foto via / Foto destaque via

Pelo menos, os cientistas tiveram uma ideia razoavelmente sensata: ao invés de efetivamente tirar o leite dos insetos, eles pretendem reunir uma equipe de pesquisadores para avaliar a possibilidade de reproduzir o leite em laboratório. Essa responsabilidade ficou a cargo do time do Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco, na Índia.

O superalimento não precisará ser servido em restaurantes estrelados no futuro. A ideia é que ele possa servir como um auxiliar na alimentação de comunidades vulneráveis, que têm dificuldades de conseguir todos os nutrientes necessários para sua alimentação diária.

Apesar de nojento, é preciso admitir que o motivo é nobre! Além disso, um dos pesquisadores do projeto provou a iguaria após perder uma aposta e contou ao Washington Post que o gosto não tem nada de especial. Será mesmo?

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Biólogo descreve a Amazônia em chamas: ‘Animais carbonizados e silêncio no lugar do verde’