Viagem

Conheça o projeto que tornou a Bolívia um país livre do analfabetismo

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Há alguns anos, a Bolívia se tornou uma nação livre do analfabetismo, segundo a Unesco. Mas como isso aconteceu justamente no país mais pobre da América do Sul? Foi graças ao programa Yo Sí Puedo, responsável pela alfabetização de mais de 1 milhão de pessoas nos últimos 10 anos.

Agora, uma dupla de documentaristas brasileiros quer contar essa história. Fellipe Abreu e Luiz Felipe visitaram a Bolívia em três ocasiões entre os anos de 2014 e 2016 e começaram a gravar um documentário independente sobre as histórias de vida de pessoas que haviam sido alfabetizadas graças ao programa.

puedo3

Entre estas histórias, está a da professora Keyla Guzmán, que criou um modelo individual de ensino para seus alunos; a da jovem Miriam, deficiente física que recuperou a autoestima após ser alfabetizada; e a dos presidiários do Cárcere de Miraflores, que apostaram na educação como forma de se reinserir na sociedade.

A dupla está realizando uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de finalizar o documentário e disponibilizá-lo online gratuitamente. Segundo contam na página do projeto, foram os próprios moradores locais quem pediram que contassem a sua história para o mundo – e eles decidiram que era hora de fazer exatamente isso!

No vídeo abaixo eles falam mais sobre a experiência. Espia só:

puedo1

puedo6

puedo4

puedo2

puedo5

Todas as fotos: Reprodução

Quem tiver interesse no projeto também pode ajudar com valores a partir de R$ 25 clicando aqui.

Publicidade


Mari Dutra
Comunicadora e especialista em conteúdos digitais, Mariana escreve sobre turismo, sustentabilidade e o que mais der na telha. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casa bucólica de Tony Stark em ‘Vingadores: Ultimato’ está te esperando no Airbnb