Empreendedorismo

Eles encontraram uma forma criativa de combater o desperdício de ingredientes na produção de cerveja

Redação Hypeness - 07/07/2016 às 10:31 | Atualizada em 07/07/2016 às 10:34

Quem faz cerveja em casa sabe o quanto a produção gera de lixo. Para se ter uma ideia, um pack com seis long necks gera aproximadamente 400 g de resíduo. Os grãos de malte utilizados na produção costumam ser descartados após ter seu líquido extraído para produção de cerveja.

Algumas companhias levam essa sobra da produção para que fazendeiros locais alimentem seus animais, enquanto outras utilizam a compostagem para reduzir o impacto ambiental. Porém, pequenas cervejarias localizadas em áreas urbanas não têm tantas alternativas nesse sentido. O que fazer, então? Transformar esse resíduo em alimento, é claro!

grain2

A solução foi criada por Dan Kurzrock e Jordan Schwartz em 2012, quando a dupla lançou a empresa ReGrained. A proposta é utilizar os grãos que seriam descartados na produção de barras de cereal. Se a solução parece estranha, é bom repensar seu conceito: mesmo após a extração de componentes para fabricação da cerveja, ainda sobram muitas proteínas e fibras nos grãos.

Por enquanto, as barrinhas só estão à venda nos Estados Unidos e através do site da empresa, que pretende expandir sua produção com novos produtos, como cookies, cereais e salgadinhos no futuro.

grain1

grain6

grain5

grain4

grain3

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Quem produz cerveja em casa também pode reutilizar os grãos do bagaço do malte em diversas receitas, como esse pão integral com gostinho adocicado que é uma delícia, um kibe ou esses cookies aqui.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness